Autor: Notícias PMCG

Bruno lança campanha contra assédio às mulheres n’O Maior São João do Mundo, em parceria com a ONU e o Fonplata

Iniciativa vai oferecer apoio jurídico, social e psicológico às mulheres vítimas de importunação sexual durante os festejos juninos, em Campina Grande.

25/05/2023 20h27 Atualizado há 3 dias

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama,Juliana Figueiredo Cunha Lima lançaram, na manhã desta quinta-feira (25), a Campanha “Forró, Sim, Assédio Não”, de apoio às mulheres e contra a importunação sexual, a ser desenvolvida durante O Maior São João do Mundo, que começa no próximo dia 1º de junho.

A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito. Bruno destacou as metas da campanha e também relatou as demais ações já desenvolvidas pela gestão, em benefício do público feminino. O prefeito também assinou o termo de parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que financia projetos de desenvolvimento e inclusão produtiva e social.

A cerimônia contou com a presença do coordenador nacional do Fonplata, Oscar Carvalho, e da gerente de Projeto do Fundo, Carolina Benitez. Ainda integraram a mesa de autoridades o promotor de Justiça, Clístenes Bezerra; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Talita Lucena; vereadora Ivonete Ludgério; e o secretário municipal de Finanças, Gustavo Braga.

Segundo o prefeito Bruno, a campanha “Forró Sim, Assédio Não”, visa a conscientizar a população e diminuir o índice de crimes de importunação sexual no Município. Nesse sentido, a Prefeitura vai prestar apoio, orientação e assistência social às mulheres que se sentirem vulneráveis às situações de assédio.

Ainda na solenidade, o prefeito elencou diversas ações da gestão em benefício do público feminino, a exemplo do aumento de 30% no número de vagas em creches e matriculas na pré-escola do Município – mais de 2.400 novas vagas nas unidades.

Bruno lembrou que a política de combate à violência contra as mulheres não apenas acontece durante o São João, mas ao longo de todo o ano. Pontuou a instalação, na cidade, de uma casa de acolhimento; ampliação do atendimento social, jurídico e psicológico; programas de fortalecimento de vínculos (Criança Feliz e Famílias Fortes) e muitas outras iniciativas.

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima ressaltou que a campanha vai ser ampliada e conquistar mais sucesso em relação a 2022, ano em que foram registrados mais de 1.600 atendimentos às mulheres, no Parque do Povo. Para ela, a violência contra a mulher é uma questão cultural, mas com este tipo de campanha e outras iniciativas de conscientização será possível combater as causas deste grande problema social.

Além do prefeito e da primeira-dama, fizeram pronunciamentos, destacando a importância da iniciativa e seus efeitos e benefícios para a sociedade, o coordenador nacional do Fonplata, Oscar Carvalho; o promotor de Justiça, Clístenes Bezerra; e a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, advogada Talita Lucena.

Presenças

Ainda estiveram presentes à solenidade de lançamento da campanha, os vereadores Saulo Germano, Alexandre do Sindicato, Ivonete Ludgério, Aldo Cabral, Carol Gomes e Rui da Ceasa. Entre os secretários municipais, compareceram também Vanildo Leite (Sejel), Giseli Sampaio (Cultura), Rubens Nascimento (Adjunto da Administração), Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Joab Machado (Obras), Felipe Gadelha (Executivo das Finanças), Ricardo Wagner (Controladoria Geral) e Marcos Alfredo (Codecom), entre outras autoridades.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support