A partir da primeira quinzena do próximo mês de agosto, de 2025, o Cadastro Único da Prefeitura de Campina Grande, ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), estará atuando com um canal de agendamento exclusivo para usuários do Cadastro Único, denominado AgendaCad. A ferramenta é pioneira na cidade e tem como objetivo ampliar o serviço de agendamento na unidade, que atualmente é realizado através das seguintes linhas telefônicas: (83) 9 9103.5625, 9 9406.0221 e 9 9139.5131, nos seguintes horários: 08h às 12h e das 13h às 17h.
A apresentação da nova plataforma foi feita na manhã desta sexta-feira, 27, pela Coordenadora do CadÚnico, Tatiana Lima, ao secretário da Semas, Fábio Thoma, acompanhado do assessor jurídico da Semas, Paulineto Sarmento, durante confraternização junina na unidade. Para realizar o agendamento através do AgendaCad, o usuário precisa acessar o site www.agcad.com.br, seguindo o passo a passo da plataforma online. O gerente de Tecnologia da Informação (TI), Écio Júnior, que atua no CadÚnico há 13 anos é responsável pela plataforma, que foi desenvolvida no prazo de 60 dias. Segundo ele, um passo importante para melhorar ainda mais o trabalho realizado pelo CadÚnico em nossa cidade.
“Nós identificamos a necessidade de desenvolver uma ferramenta que trouxesse mais agilidade no atendimento dos usuários do CadÚnico na realização dos agendamentos, já que os números de telefones não estão sendo suficientes, em virtude da grande demanda. Por dia o serviço atende uma média de 250 usuários, num total de 1250 atendimentos por semana, por isso que tentamos correr contra o tempo, para entregar essa ferramenta no menor tempo possível”, ressaltou o servidor.
Ainda de acordo com Écio, que também já desenvolveu outras ferramentas como Fichas e Sistema de Controle de Arquivos para facilitar o dia a dia de trabalhos no CadÚnico, é importante que o usuário siga o passo a passo quando for preencher os dados.
Acesso à Plataforma
Após acessar o site, através do endereço www.agcad.com.br, é preciso que o usuário faça o login na página do sistema, que pode ser feito com o mesmo e-mail que ele utiliza no google ou no facebook. Em seguida, faz um cadastro simples com nome, telefone, e-mail e confirmações de senhas, e vai aparecer uma tela onde o usuário escolhe o período em que deseja ser atendido. O próprio sistema vai mostrar qual o horário de chegada e o número do protocolo.
Esse número de protocolo será enviado automaticamente para o e-mail do usuário, contendo informações sobre a documentação e orientações gerais, acerca do atendimento. Quando o usuário for ao CadÚnico, será identificado através de um QR Code, que vai comprovar que ele realizou o cadastro online.
“Estamos na expectativa para começar a utilizar a plataforma porque sabemos o quanto ela vai facilitar o dia a dia de trabalhos na unidade e, principalmente, porque vai permitir que o usuário do CadÚnico passe a fazer o agendamento também no conforto de sua casa e, especialmente, por poder escolher uma data, considerando os seus outros afazeres do dia a dia. Lembrando que o agendamento também continua através das linhas telefônicas, que ficarão menos congestionadas”, disse a coordenadora do CadÚnico, Tatiana Lima.
Para o secretário da Semas, Fábio Thoma, esta é uma iniciativa que precisa ser comemorada, pois tudo o que vier a somar para ampliar e melhorar o serviço oferecido pela Prefeitura, através da Semas aos milhares de usuários, será sempre muito bem vindo, e claro, considerando a alta demanda do Cadastro Único, todos os dias. Parabéns a todos que fazem o CadÚnico pelo empenho e dedicação”, ressaltou o secretário da Semas, Fábio Thoma.
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