O Cadastro Único da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), retornou às atividades integrais nesta semana, após a instalação de novo sistema para atendimentos em território nacional. Os atendimentos tiveram pausa para capacitação dos funcionários e estruturação do sistema em sua totalidade, resultando no retorno completo nessa segunda-feira, 31.
Conforme a coordenação do local, o novo sistema é interno e voltado a questões de plataforma, logística e estrutura digital, não afetando os usuários em mudanças. O CadÚnico pausou as atividades entre os dias 10 e 14 de março para realização de capacitação dos profissionais pelo Governo Federal. A retomada dos atendimentos deveria ocorrer integralmente no dia 17 de março, mas devido algumas falhas apresentadas no sistema, o número de usuários atendidos foi limitado até esta semana.
Mayara Vieira, de 19 anos, foi uma das pessoas que procurou o local durante a diminuição de atendimentos. “Eu vim e só não fui atendida porque esqueci minha documentação. Eu preciso transferir meu novo endereço do Rio de Janeiro para Campina para receber o Bolsa Família. Então voltei nessa segunda e atendimento foi bem rápido. Mesmo com o sistema ainda em andamento eles iam me ajudar com a minha questão na semana passada”, contou a usuária.
“Nós conseguimos atender algumas pessoas na última semana de forma minimizada, de acordo com o que a estrutura inicialmente suportou, ou seja, resolvemos alguns casos até que o novo sistema estivesse totalmente estruturado e ele promete agilizar ainda mais o nosso serviço daqui para frente. Ressaltamos que é uma situação de mudança em nível de Brasil, e não fomos o único município que precisou de mais tempo para retomar todos os atendimentos”, disse a coordenadora do Cadúnico, Tatiana Lima.
O secretário da Semas, Fábio Thoma, também comemorou o retorno. “O trabalho não parou completamente, apenas diminuiu o número de pessoas alcançadas e estamos voltando a prestar este serviço tão importante para as pessoas, de modo 100%, é muito positivo. Lembrando que os atendimentos ocorrem mediante agendamento pelos números oficiais e apenas por ligação telefônica para o Call Center da unidade”, finalizou o secretário.
Para agendar no CadÚnico, os usuários podem ligar para os telefones: (83) 99103-5625, (83) 99406-0221 e (83) 99139-5131.
Codecom