A campanha Janeiro Branco, que chama a atenção para o cuidado com a saúde mental, começa em Campina Grande nesta terça-feira, 16, com uma ação na Praça da Bandeira, às 14h. O sarau Saber Viver vai reunir profissionais e pessoas atendidas nos serviços da Rede de Saúde Mental.
A campanha tem como mote este ano “Mente Sã, Vida Plena”, conscientizando a população sobre a necessidade de priorizar uma vida emocional saudável para alcançar uma vida tranquila.
“O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental, atuando na prevenção do adoecimento psíquico, principalmente nesses últimos anos quando temos um aumento significativo dos transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão. Então, a partir dessa campanha, buscamos aumentar a consciência sobre a necessidade de falar sobre saúde mental”, disse a secretária executiva de Saúde Mental, a doutora em psicologia Lívia Sales.
No dia 18, às 8h30, haverá a ação MOVEmente, no Parque da Liberdade, com incentivo à prática de atividades físicas como forma de colaborar na saúde emocional. Outras atividades também serão realizadas no Parque da Criança, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Clínica Escola do Autismo – AFETO.
O Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada em 2014, por um grupo de psicólogos, com a proposta de chamar a atenção para o tema da saúde mental no cotidiano da população. Janeiro foi escolhido como o mês de conscientização para a saúde mental, por ser um período em que as pessoas estão mais voltadas para o estabelecimento de metas para o ano que se inicia.
A campanha também tem como objetivo incentivar a mudança de vida, fazendo com que as pessoas busquem mais aquilo que lhes faz felizes. Campina Grande conta, atualmente, com oito Centros de Atenção Psicossocial, que juntos atendem a 7.960 pessoas, sendo 1.350 crianças.
Codecom