A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, tem transformado o acesso à saúde no município com a inserção de novas equipes eMulti, que fortalecem a Atenção Básica por meio de equipes multiprofissionais. A iniciativa conta com 100 profissionais divididos em 20 equipes, que atuam em 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e complementam o trabalho das mais de 200 equipes de saúde da família.
A eMulti, nova modalidade de equipe da Atenção Primária à Saúde, reúne profissionais de cinco categorias: fisioterapia, psicologia, nutrição, serviço social e educação física. Eles trabalham em conjunto com as equipes de saúde bucal e da família, oferecendo atendimentos individuais, em grupo e ações coletivas. A integrante da coordenação da eMulti-CG, Daniela Lúcio, destacou os impactos positivos da iniciativa:
“Essas equipes foram estruturadas para promover a saúde e prevenir agravos, sempre focando na qualidade de vida da população. Em Campina Grande, o trabalho multiprofissional tem possibilitado um atendimento mais completo e humanizado.”
Entre os beneficiados está Irene Inocêncio da Conceição, de 94 anos, que recebe acompanhamento domiciliar e relatou a transformação em sua rotina. “Sou muito tratada e bem cuidada, igual a uma criança. Antes eu me sentia muito mal, não dormia, mas hoje estou muito bem, me alimentando bem e dormindo”, afirmou.
Com a proposta de levar promoção de saúde e prevenir doenças, a eMulti reafirma o compromisso da Prefeitura de Campina Grande em ampliar o cuidado à população e oferecer uma rede de saúde mais eficiente e acessível.
Codecom