Campina Grande chega aos 161 anos de emancipação política, neste 11 de outubro, reafirmando sua vocação de cidade em constante crescimento. Nos últimos anos, o município tem experimentado uma forte expansão urbana, impulsionada pelo aumento no número de Habite-se, pela criação de novas ruas e pelo surgimento de novas áreas residenciais e comerciais em diferentes regiões.
Os dados da Secretaria de Obras (Secob), por meio da Diretoria de Normas e Regulamentações (DNR), apontam para um ritmo consistente de desenvolvimento entre 2021 e 2025, confirmando Campina como um dos principais polos de crescimento do interior do Nordeste.
O número de Habite-se emitidos, que é um documento que atesta a conformidade das edificações com as normas técnicas e urbanísticas, vem crescendo de forma contínua e reflete a expansão da cidade. Em 2021, foram emitidos 1.078 Habite-se; em 2022, 1.182; em 2023, o número chegou a 1.255; e em 2024, foram registrados 1.124 documentos. Apenas entre janeiro e agosto de 2025, já são 1.045 emissões, o que mostra a manutenção de um ritmo forte de crescimento e regularização de imóveis.
A Zona Oeste desponta como a mais dinâmica do município. O bairro do Serrotão lidera a demanda com 39,7% dos processos, seguido por Três Irmãs (18%) e Jardim Itararé, que têm atraído novos empreendimentos habitacionais e comerciais, sinalizando o rápido adensamento urbano dessas áreas.
“Os perfis são de moradias de pequeno porte, o que mostra exatamente essa expansão e esse crescimento descentralizado da cidade. Vamos ter um crescimento mais periférico e horizontal, com a maioria das construções nesse padrão. Os empreendimentos que terão verticalização serão mais baixos, com até 4 metros. A cidade tem condições de acompanhar esse crescimento, oferecendo infraestrutura e o básico necessário para essa expansão”, destacou Neto Medeiros, diretor da DNR.
Mais ruas e bairros em expansão
Entre 2021 e setembro de 2025, Campina Grande oficializou 185 novas ruas, ampliando sua malha viária e reforçando o processo de urbanização em diversas regiões.
As nomeações contemplaram bairros como Três Irmãs, Cuités, Santa Terezinha, Universitário, Serrotão, Nova Brasília, Velame, Vila Cabral e o Distrito de São José da Mata, áreas que têm recebido novos conjuntos residenciais, loteamentos e empreendimentos que impulsionam o desenvolvimento local.
A criação dessas novas vias melhora a mobilidade urbana e fortalece a integração entre diferentes zonas da cidade, ampliando o acesso a serviços, comércio e equipamentos públicos.
Construções, regularização e fiscalização
O primeiro semestre de 2025 também foi marcado por avanços na área de construção civil. Os Alvarás de Construção emitidos no período autorizam a edificação de cerca de 335 mil metros quadrados, o equivalente a 75% da metragem registrada em todo o ano de 2024 (448 mil m²).
A fiscalização urbana também segue em ritmo intenso: até junho, foram realizadas 257 ações, o que representa 59% das ocorrências de 2024, garantindo o cumprimento das normas técnicas e a segurança das construções.
De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Obras contabilizou ainda 1.580 documentos técnicos emitidos, o que equivale a 76% de todo o volume de 2024. Além disso, foram registradas 197 legalizações de imóveis, reforçando o compromisso da Prefeitura com a regularização fundiária e o ordenamento urbano.
Codecom