Durante live, prefeito Bruno lançou o início do processo de revisão e definiu o aniversário da cidade como data para entrega do documento
Durante live pelas redes sociais na noite desta quinta-feira (22), o prefeito Bruno Cunha Lima, anunciou o início do processo de revisão do Plano Diretor de Campina Grande e definiu o aniversário de 157 anos da cidade, comemorado em 11 de outubro, como prazo para a entrega do documento. O Programa Cidade Participativa – Novo Plano Diretor será um dos projetos mais participativos da cidade, fazendo uso de pesquisas em plataformas virtuais e físicas.
Bruno destacou a importância do Plano Diretor para o desenvolvimento da cidade. “O Plano Diretor é tudo. É como você decide o futuro da cidade. Para onde você quer que Campina Grande cresça? Quais os parâmetros para o desenvolvimento justo e planejado? Por isso, precisamos da participação massiva de todos”, ressaltou o prefeito.
Segundo o secretário de Planejamento, Gestão e Transparência do município, Felix Araújo Neto, presidente do Comitê Gestor instituído para a revisão do Novo Plano Diretor, a partir da próxima semana, todos os cidadãos poderão opinar através do portal planodiretor.campinagrande.pb.gov.br. Em breve, equipes também passarão de casa em casa, por todos os bairros, para ouvir a população.
“Nossa equipe está trabalhando para tornar todo o processo o mais democrático possível. Montamos uma pesquisa que estará disponível no site do novo Plano Diretor a partir de segunda-feira, 26 de abril e nos preocupamos em convidar representantes de toda a sociedade para a Comissão Permanente do Plano Diretor, como instituições de ensino superior, Sinduscon, FIEP e OAB, por exemplo”, destacou o secretário.
A Comissão Permanente do Plano Diretor foi composta por dois representantes de cada uma das seguintes entidades: Câmara de Vereadores; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP-PB); Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU); Conselho da Cidade (Concidade); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Sinduscon; Arpia; Associação Comercial de Campina Grande (ACCG); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); SEBRAE; OAB. Ainda compõem a Comissão Permanente representantes da Frente Pelo Direito à Cidade e das seguintes instituições de ensino superior: UFCG; UEPB; UNIFACISA e UNINASSAU.
A Prefeitura de Campina Grande disponibilizou uma conta no Instagram para compartilhar informações sobre o que compõe um Plano Diretor e tirar dúvidas da população. No ig @novoplanodiretorcg também será possível acompanhar as etapas da revisão, prazos, entre outras informações.
Além do prefeito Bruno Cunha Lima e do secretário Felix Araújo Neto, também participaram da live o secretário executivo da Seplan Túlio Duda e as arquitetas e urbanistas, coordenadoras do Comitê Gestor do Plano Diretor, Aída Pontes e Morgana Targino.
O Programa Cidade Participativa
Novo Plano Diretor será coordenado pela Seplan e tem um cronograma definido para cada etapa. “Como destacado pelo prefeito Bruno Cunha Lima durante a live de lançamento do Programa, nosso objetivo é entregar o Novo Plano Diretor como presente, no aniversário de Campina Grande”, finalizou Felix Neto.
Codecom