Em nível nacional, dentre os mais de cinco mil municípios, Campina Grande estám na posição 22. Nas unidades do Creas os critérios avaliados foram Estrutura Física, Recursos Humanos e Qualidade nos Serviços Ofertados.
A secretária municipal de Assistência Social (Semas), Eva Gouveia, aproveitou a manhã desta quarta-feira, 30, para se reunir com a equipe da Pasta, comemorar os resultados positivos do trabalho que vem sendo desenvolvido e traçar novas metas para uma melhor prestação de serviços à população campinense.
Ela recebeu o resultado do Idcreas, apresentado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, com muita felicidade e entusiasmo. “Muito nos alegra fazer parte dessa competente equipe, liderada pelo prefeito Romero Rodrigues. A conquista de um bom resultado neste índice revela o compromisso de todos em desempenhar os seus serviços com responsabilidade e amor ao próximo”, pontuou.
Eva acrescenta que a Semas tem cumprido a recomendação do prefeito Romero Rodrigues: livrar os mais necessitados das amarras impostas pela situação econômica e social do país e também garantir que os direitos fundamentais de todos sejam respeitados. “Isso nos motiva e impulsiona a seguir em frente com maior dedicação”, disse.
O Creas é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Os indicadores foram inicialmente propostos pela Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial, segundo critérios avaliativos, e o método de cálculo do indicador. Assim oferece aos técnicos gestores e conselheiros da Assistência Social uma ferramenta simples, permitindo o processo de aprimoramento da “qualidade dos serviços” prestados à população por meio dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social – Creas.
Os critérios avaliados são compostos por informações que retratam a estrutura física das unidades, equipe técnica e serviços e benefícios.
O município de Campina Grande disponibiliza três unidades dos Creas, que atendem jovens e adolescentes que tiveram seus direitos violados, através de demanda espontânea, busca ativa, canal de denúncia pelo disk 100 e 123 ou encaminhados pela Vara da Infância, para o cumprimento de medidas socioeducativa, oferecendo os serviços de proteção social, além do acompanhamento dos jovens através da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), de acordo com o ato infracionário.
Em 2018 as unidades do Creas atenderam e encaminharam 13.758 famílias.