A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (Seduc), realizou nesta quinta-feira (31) um encontro de alinhamento pedagógico do projeto “Capoeira nas Escolas”. A ação reuniu gestores escolares no Anexo da secretaria e marcou a entrega de 3 mil uniformes para estudantes atendidos pela iniciativa nas unidades da Rede Municipal de Ensino.
Com o tema “Capoeira nas escolas, se a escola ginga, o racismo cai: a Capoeira como caminho para uma Educação Antirracista”, o evento teve como objetivo fortalecer as diretrizes do projeto, apresentar seu histórico e planejar as ações para o segundo semestre letivo. O projeto está presente há 18 anos na rede e atende cerca de 14 mil estudantes, incluindo escolas regulares, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Clínica Escola Afeto.
Durante a formação, foram abordadas metodologias específicas para diferentes faixas etárias, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, além de estratégias de atuação com turmas da educação especial.
A entrega dos uniformes foi viabilizada por meio da parceria com o Instituto Alpargatas, que contribui anualmente com a aquisição do material. Em 2024, foram entregues 2 mil unidades; neste ano, o número subiu para 3 mil. Ao todo, mais de 20 mil uniformes já foram distribuídos aos estudantes da Rede Municipal nos últimos anos.
O diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, reforçou a relevância da parceria com a Secretaria de Educação.
“Essa ação revela nosso compromisso com práticas culturais, antirracistas e norteadoras. O projeto é fruto de uma parceria sólida e bem-sucedida entre o Instituto Alpargatas e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Seduc”, afirmou.
Segundo o coordenador do projeto “Capoeira nas Escolas”, Mestre Pequeno, o momento foi essencial para fortalecer o diálogo com os gestores e garantir a continuidade qualificada da ação nas escolas.
“Essa formação é fundamental para apresentar o funcionamento do projeto, especialmente às novas gestoras. Compartilhamos o que já foi construído nesses 18 anos, falamos das leis que asseguram a capoeira nas escolas e ajustamos os rumos do segundo semestre. Com o apoio do Instituto Alpargatas, conseguimos entregar uniformes para 107 unidades escolares. O objetivo é seguir promovendo inclusão, diversidade e valorização da cultura afro-brasileira dentro da educação pública”, afirmou.
Codecom