Campina Grande iniciou, nesta semana, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2025) para 4.857 estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental da Rede Municipal, nas zonas urbana e rural. As avaliações seguem até o dia 31 deste mês e têm o objetivo de medir a qualidade da educação básica e o desempenho das escolas em todo o país.
Nesta edição participam 3.235 estudantes do 5º ano, organizados em 126 turmas de 93 escolas; e 1.366 estudantes do 9º ano, em 53 turmas de 28 escolas, 256 estudantes do 2º ano, distribuídos em 10 turmas de 8 escolas (os estudantes dessa série participam apenas para amostragem).
Além das provas de Língua Portuguesa e Matemática, um grupo de estudantes do 5º e 9º anos também responde a questionários sobre Ciências Humanas ou da Natureza. O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite diagnosticar a educação básica brasileira, oferecendo subsídios para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e para a formulação de políticas públicas educacionais.
A gerente do Ensino Fundamental, Marília Rocha, destacou a preparação dos estudantes para o exame. Segundo ela, as escolas realizaram aulas, aulões e formações com professores, técnicos e gestores para garantir um bom desempenho.
“Agora, os estudantes terão a oportunidade de mostrar tudo o que aprenderam. A avaliação não mede apenas o conhecimento individual, mas revela como está a educação na escola, no município, no estado e no país, servindo de base para políticas públicas que sanem dificuldades e valorizem os avanços”, afirmou.
O estudante do 5º ano da Escola Municipal Professora Francisca Zena Brasileiro, localizada no bairro Centenário, disse estar confiante para a prova.
“A mais fácil para mim vai ser a de português. A gente estudou muito, os professores mandaram atividades de casa para a gente não errar nenhuma conta de matemática e nenhuma questão de português”, contou.
Desempenho no SAEB 2023
Os resultados do SAEB contribuem diretamente para o cálculo do IDEB, indicador que vem apresentando avanços na Rede Municipal de Campina Grande. No Ensino Fundamental I, o índice passou de 4,2 para 5,4, subindo seis pontos no ranking nacional, da posição 79 em 2010 para 73 em 2023.
Já no Ensino Fundamental II, o IDEB evoluiu de 2,9 para 4,1, passando da posição 96 para 84, um avanço de 12 colocações.
Codecom