A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), deu início, nesta quarta-feira (13), à primeira turma de formação do curso “Nós na Rede”. A cidade foi contemplada com 90 vagas, distribuídas em três turmas de 30 profissionais, que atuarão como multiplicadores de boas práticas no cuidado em saúde mental.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília, da Coordenação Estadual do projeto, do “Nós na Rede” e da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.
A secretária executiva de Saúde Mental de Campina Grande, Lívia Sales, destacou a importância da formação: “Campina é a cidade com a maior cobertura de CAPS por habitante no país. Essa formação permitirá que nossos profissionais se tornem multiplicadores, ampliando a qualidade do atendimento, com mais acolhimento, dignidade e inclusão para nossos usuários”, afirmou.
Já a mobilizadora estadual do projeto na Paraíba, Ângela Maria, ressaltou o alcance nacional da iniciativa: “O ‘Nós na Rede’ é uma proposta do Ministério da Saúde com a Fiocruz/Brasília para capacitar 42 mil profissionais da RAPS em todo o país. Aqui na Paraíba, cada município fez sua manifestação de interesse e hoje estamos dando o primeiro passo em Campina Grande. É uma alegria estar aqui para discutir e fortalecer a saúde mental”, disse.
Sobre o Projeto
O “Nós na Rede” tem como objetivo fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial por meio da educação permanente, qualificando a atuação dos profissionais que trabalham com atenção integral às pessoas em sofrimento mental. A proposta é promover práticas que respeitem o cuidado em liberdade e a redução de danos, contribuindo para uma rede de saúde mental mais humanizada e eficiente.
Codecom