A programação faz parte da campanha Agosto Dourado.
O mês de agosto é dedicado à campanha Agosto Dourado, que conscientiza a população sobre os benefícios do aleitamento materno e incentiva a amamentação. Para comemorar esse mês tão importante, a Secretaria de Saúde de Campina Grande inicia as ações da campanha com a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A programação especial da SMAM começa neste domingo, 1, e vai até o dia 9 de agosto.

Este ano o tema abordado será: “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”. A programação (em anexo) conta com palestras e cursos, presenciais – com todos os cuidados de biossegurança – e online, com abordagens voltadas para o aleitamento materno e cuidados com a gestante, a puérpera, a mãe, o bebê e a família, além das tradicionais ações de mamaço, que este ano serão realizadas em cada maternidade, separadamente.
“Nas nossas maternidades nós teremos, inclusive, o nosso mamaço que é uma ação já muito característica da Semana Mundial de Aleitamento Materno, de grande destaque. Faremos de uma configuração diferente, nas enfermarias e de modo individual. Faremos também mamaços virtuais”, disse Laudeci Brito, coordenadora da Rede Cegonha do município.

Entre os assuntos abordados estarão os desafios e incertezas gerados pela pandemia para a amamentação, os bebês e as mães. Uma das convidadas é a madrinha do banco de leite do ISEA, que é a mulher que mais doou leite humano durante o ano de 2021. Sabrina da Silva Araújo, do bairro Nova Brasília, de 25 anos, chegou a doar mais de 55 litros. “Nem eu mesma tinha noção da quantidade doada, mas estou imensamente feliz por fazer parte dessa obra”, disse Sabrina. Outra convidada é a jornalista Laisa Grisi, que amamentou, doou leite materno durante o puerpério e compartilhou sua experiência nas redes sociais.
“O próprio tema deste ano traz implícito o objetivo único que instituições de saúde, profissionais e sociedade civil devem ter relacionado a esse tema, a essa preocupação de garantir que esse direito da mãe, do bebê e da família não seja violado. Uma vez que, reconhecidamente e com base em comprovações científicas, o aleitamento materno é a melhor e mais segura fonte de proteção para a criança nos seus primeiros anos de vida” completou Laudeci.
A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da Aliança Internacional de Ação para o Aleitamento (WABA), e desde 1992 é comemorada em todo o mundo, representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento. O leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê nos seis primeiros meses de vida e deve ser ofertado até os dois anos de idade, pois evita infecções e problemas de saúde futuros. A cor dourada da campanha representa o ouro, se referindo à qualidade do leite materno.
Codecom