A secretária Tâmela Fama e o Coordenador de Turismo de Campina Grande, Pablo Jatobá, ambos membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, comentaram nesta quarta-feira (11) a aprovação, na Câmara Federal, do Projeto de Lei (765/25) que reconhece a cidade como maior polo cristão do Brasil durante o período do Carnaval.

A proposta é de autoria da deputada Simone Marquetto (MDB-SP) e teve relatoria do deputado federal campinense Romero Rodrigues (Podemos-PB).
Os parlamentares destacaram que o projeto valoriza o papel histórico do município como referência nacional na realização de grandes eventos religiosos que acontecem simultaneamente ao Carnaval, atraindo milhares de fiéis de diferentes estados.
Vale dizer, inclusive, que o Carnaval da Paz de Campina Grande integra o calendário turístico anual do Ministério do Turismo do Brasil.
Para o coordenador Pablo Jatobá, esse reconhecimento coloca Campina Grande ainda mais em destaque no período da folia de momo e pode refletir em maior número de pessoas buscando a Rainha da Borborema na época neste ano e nos próximos.
“O Carnaval da Paz já é uma marca forte. Tanto que essa força chegou à Brasília porque já merecia tamanho reconhecimento. Além do diferencial da época, a marca forte e bem trabalhada, um Projeto de Lei atestando a importância disso traz ainda mais visibilidade para a nossa cidade – que agora deve alcançar ainda mais pessoas com seus eventos religiosos”, comentou Pablo.
Já Tâmela Fama, secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, falou da expectativa para os eventos deste ano e o quanto um PL como esse pode cair como um reforço na promoção da cidade.
“O Carnaval da Paz já é o segundo maior evento do nosso calendário turístico. A importância dele é indiscutível e isso se reflete até mesmo no apoio do Poder Público a todos os eventos. É um investimento que retorna em geração de emprego e renda para toda uma cadeia de serviços da cidade. É a economia girando o tempo todo durante o carnaval e esse projeto vem para reforçar a importância e prova de que nossa cidade segue sendo forte em seus diferenciais também”, comentou Tâmela.
Carnaval da Paz 2025
A movimentação econômica do Carnaval da Paz 2025 foi de R$ 16.375.835,36, conforme dados de uma pesquisa do Instituto 6Sigma.
Conforme informações de alguns donos de hotéis, a ocupação média do período do Carnaval da Paz deste ano foi de 72,8%.
Outro destaque é que, conforme informações repassadas pelos organizadores dos sete eventos que compõem a programação do Carnaval da Paz, o público circulante total da última edição foi de 219.400 pessoas. Desses, 20.464 foram de Turistas e Excursionistas (sendo 10.084 Turistas e 10.380 Excursionistas).
Esse público representa 9,33% do total e, destes, 98,2% afirmaram que vão retornar para a edição 2026.
Codecom

