Campina Grande realiza dia D de vacinação antirrábica no próximo sábado

No total, 90 pontos de vacinação serão abertos.

18/09/2023 15h45 Atualizado há 6 dias

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no próximo sábado, 23 de setembro, o dia D de vacinação antirrábica. Das 8h às 17h serão abertos 90 pontos de imunização no Município. O objetivo da campanha é imunizar 57 mil animais no Município.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida, sendo recomendado que os mesmos continuem sendo vacinados anualmente por toda a vida. Ou seja, os animais que foram vacinados anteriormente devem ser imunizados neste ano também. É recomendado levar o cartão de vacina, caso o animal tenha. Será disponibilizado o cartão de vacinação para os animais que não possuem.

A orientação é para que os donos de pets procurem um dos locais mais próximos de suas residências. Após o dia D, eles poderão buscar a vacina antirrábica diretamente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na rua Isolda Barros Torquato, S/N, bairro de Bodocongó. Além da vacinação na área urbana, o Município já vem realizando a vacinação dos animais na zona rural desde o mês de agosto.

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que pode ser transmitida para os seres humanos e tem a capacidade de levar a pessoa à morte. A vacina é o único meio de evitar a transmissão da doença e é bastante eficaz, além de não ter contraindicação. “Vacinar o seu bichinho é uma forma de cuidar do seu pet e de se cuidar também”, disse a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento.

É necessário ter alguns cuidados no momento da vacinação. “Não se deve enviar crianças conduzindo os animais. É necessário também que animais, que não são tão sociáveis com outros, estejam com focinheira, a contenção desses animais fica a cargo do proprietário”, finalizou Aretusa.

Além da campanha de vacinação antirrábica, o Município tem investido na causa animal. Este ano foi adquirido um Castramóvel, que já realizou mais de mil castrações. o Centro de Controle de Zoonoses também passa por reforma para ampliação e a gestão municipal firmou parceria com a Fundação Pedro Américo para a construção de um hospital veterinário na cidade.

Codecom