Autor: Notícias PMCG

Campina Grande realiza dia D de vacinação antirrábica no próximo sábado

No total, 90 pontos de vacinação serão abertos.

18/09/2023 15h45 Atualizado há 6 dias

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no próximo sábado, 23 de setembro, o dia D de vacinação antirrábica. Das 8h às 17h serão abertos 90 pontos de imunização no Município. O objetivo da campanha é imunizar 57 mil animais no Município.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida, sendo recomendado que os mesmos continuem sendo vacinados anualmente por toda a vida. Ou seja, os animais que foram vacinados anteriormente devem ser imunizados neste ano também. É recomendado levar o cartão de vacina, caso o animal tenha. Será disponibilizado o cartão de vacinação para os animais que não possuem.

A orientação é para que os donos de pets procurem um dos locais mais próximos de suas residências. Após o dia D, eles poderão buscar a vacina antirrábica diretamente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na rua Isolda Barros Torquato, S/N, bairro de Bodocongó. Além da vacinação na área urbana, o Município já vem realizando a vacinação dos animais na zona rural desde o mês de agosto.

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que pode ser transmitida para os seres humanos e tem a capacidade de levar a pessoa à morte. A vacina é o único meio de evitar a transmissão da doença e é bastante eficaz, além de não ter contraindicação. “Vacinar o seu bichinho é uma forma de cuidar do seu pet e de se cuidar também”, disse a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento.

É necessário ter alguns cuidados no momento da vacinação. “Não se deve enviar crianças conduzindo os animais. É necessário também que animais, que não são tão sociáveis com outros, estejam com focinheira, a contenção desses animais fica a cargo do proprietário”, finalizou Aretusa.

Além da campanha de vacinação antirrábica, o Município tem investido na causa animal. Este ano foi adquirido um Castramóvel, que já realizou mais de mil castrações. o Centro de Controle de Zoonoses também passa por reforma para ampliação e a gestão municipal firmou parceria com a Fundação Pedro Américo para a construção de um hospital veterinário na cidade.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support