A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nesta quarta-feira, 30, o I Fórum Perinatal da Rede Alyne do Município. O objetivo é capacitar os profissionais da saúde municipal para a assistência à saúde materna e infantil. O evento será realizado durante o período da manhã.
O I Fórum Perinatal de Campina Grande será aberto a profissionais de saúde desde a Atenção Primária à Saúde até a média complexidade e a rede especializada e a alta complexidade. A Rede Alyne estrutura as políticas de saúde materna e infantil com foco no cuidado integral e humanizado à saúde da gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido, com ênfase nas desigualdades sociais e étnico-raciais.
“O objetivo é qualificar e aprimorar a rede para reduzir a mortalidade infantil e materna, garantir o planejamento reprodutivo, a proteção ao direito das crianças ao crescimento e desenvolvimento saudáveis, fortalecer a rede de cuidados obstétricos e neonatais”, disse a coordenadora da Rede Alyne no Município, Laudeci Brito.
A programação começará às 8h com o acolhimento e a formação do dispositivo de honra, seguido da abertura e da apresentação de cinco painéis: Práticas de humanização e acolhimento na saúde; Configuração e atributos da APS: cenário para todos os ciclos de vida; Potencial da APS no ciclo gravídico-puerperal; Evidências para práticas seguras no parto e nascimento; e Caminhos para redução da mortalidade materna, fetal e infantil.
Ao final, será realizado um diálogo e será lançado o pacto pelo compromisso da Rede Alyne no Município de redução da mortalidade (#zeromortematerna) e será lançada a I Semana Municipal de Enfrentamento à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.
Codecom