A Secretaria de Educação de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira (14), das 14h às 18h, no auditório da Faculdade Uninassau, o II Simpósio Técnico-Pedagógico. O evento reuniu cerca de 300 profissionais da Educação e teve como tema “Escuta e Cuidado na Escola Contemporânea”.
Com o propósito de inspirar e fortalecer as equipes técnicas das Unidades Educacionais, o encontro apresentou relatos de práticas exitosas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino. A programação contou com exposições orais, práticas pedagógicas diferenciadas e momentos de troca que contribuirão para o aprimoramento das ações educativas no município.
Participaram do simpósio Assistentes Sociais, Orientadores, Psicólogos, Supervisores Educacionais, equipes de Suporte Pedagógico e estudantes dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, promovendo um ambiente de diálogo qualificado sobre práticas significativas no contexto escolar.
A programação também incluiu apresentação cultural da artista Stella Alves e a palestra magna “Sofrimento e aprendizagem na escola: uma construção coletiva entre todos os profissionais da educação”, ministrada pelo Dr. Antônio Gutemberg. A mesa dialógica foi mediada por Isabelle de Araújo Pires.
Durante a discussão, a Diretora Técnico Pedagógica, Isabelle Pires, ressaltou a importância da integração entre as áreas profissionais dentro da escola.
“A mesa dialógica tem como tema desafios da educação na atualidade, caminhos interdisciplinares para o cuidado, a aprendizagem e a inclusão. Então a interdisciplinaridade das áreas é que vai ser o ponto focal da nossa mesa. Vamos discutir como que a gente pode, através desses profissionais que todos estão dentro da escola, eles podem achar um ponto de interseção para trabalhar com a interdisciplinaridade. Ou seja, como é que o assistente social, o psicólogo, o mediador de sala de leitura, o orientador, o supervisor escolar, eles conseguem se unir para trabalhar temas interdisciplinares que perpassam por essas áreas de modo que esse estudante tenha esse percurso da aprendizagem da escuta efetivo”, disse.
O palestrante Antônio Gutemberg falou sobre a importância de tratar a saúde mental como parte do cotidiano escolar.
“Durante muito tempo, a saúde mental foi vista como um tema periférico. Hoje entendemos que ela é imprescindível. Se o estudante não tem boas condições socioemocionais, ele não consegue desenvolver seu potencial cognitivo.”
Codecom




