Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria de Cultura de Campina Grande, na pessoa da secretária Giseli Sampaio, recebeu uma comitiva advinda do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, no intuito de conhecer toda a dinamicidade dos trabalhos exercidos pela pasta, que resultam no avanço e na valorização do segmento artístico-cultural na Rainha da Borborema. Na ocasião também estiveram presentes o Vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, que abordaram sobre a importância de uma agenda cultural consolidada para o desenvolvimento do município. A comitiva potiguar foi composta por Etevaldo Almeida Silva, Secretário de Cultura de Mossoró; Franklin Alves Filgueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho e Jocelito Barbosa de Góes, Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura.
A secretária Giseli Sampaio ressaltou que a visita da comitiva é de grande valia para a construção de um projeto cultural que una as duas cidades, pois, segundo ela, a historicidade cultural de ambas se converge, o que propicia um grande intercâmbio interestadual.
“Nós recebemos a comitiva no intuito de memorizar e categorizar as demandas dessas duas cidades. No aspecto cultural, é muito interessante perceber o quanto as linguagens dessas duas cidades convergem. Isso é apenas o início de um grande intercâmbio entre as duas cidades, sob o aspecto cultural de preservação e memorização do bem cultural que essas duas cidades possuem”, afirmou Giseli Sampaio.
De acordo com Etevaldo Almeida Silva, secretário de Cultura de Mossoró, o intuito da visita foi de conhecer toda a dinamicidade desenvolvida pela Secretaria de Cultura de Campina Grande, para a partir disso traçar novas metas para o município potiguar.
“Nosso objetivo é conhecer toda a dinâmica desenvolvida no âmbito de arte e cultura de Campina Grande, e levar para Mossoró todas as experiências e vivências, no tocante à articulação, financiamento e captação de recursos. Nós estamos tomando Campina como referência no nordeste, pois é uma cidade que desenvolve a cultura com muita efervescência”, explicou.
Após as reuniões realizadas na sede da Secult, a secretária Giseli Sampaio, juntamente com a comitiva, se dirigiu ao Gabinete do Prefeito Bruno Cunha Lima, onde puderam conhecer mais sobre o legado cultural que Campina Grande possui, ao visitar toda estrutura do prédio. Neste momento, também estiveram presentes o Chefe de Gabinete Gilbran Asfora, e o internacionalmente conhecido restaurador de obras de arte, Flávio Capitulino.
Fórum Interestadual de Cultura
Entre as diversas ideias discutidas durante a visita, também foi debatido a criação do Fórum Interestadual de Cultura, com a premissa de fortalecer a cultura no âmbito regional, promover um diálogo mais incisivo sobre a temática.
Dentro do que foi abordado inicialmente, a criação do Fórum Interestadual da Cultura terá a chancela de Campina Grande e Mossoró, para a discussão sobre toda a produção, todo o fomento e tudo que transita nesse universo cultural dentro dos estados do Nordeste.
Fonte: Codecom