A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), junto ao Instituto Brasil Solidário (IBS), promoveu no último sábado (25), a exibição do documentário ‘Virando o Jogo’, que foi apresentado na sala de cinema do Cinesercla, no Shopping Partage.
O documentário aborda o impacto social do projeto “Jogar e Aprender”, e mostra a influência da Educação Financeira em comunidades do país. O lançamento oficial ocorreu em agosto deste ano, em São Paulo, e agora está sendo exibido nos estados em que o projeto possui mais relevância.
Campina Grande foi escolhida para sediar a exibição na Paraíba, mostrando, assim, o desempenho do Município no ensino e incentivo da Educação Financeira em suas escolas públicas.
Fabíola Gaudêncio, gerente de Projetos da Seduc, destacou a importância dessa exibição para a educação pública de Campina Grande.
“Estamos muito felizes com essa iniciativa do IBS porque Campina Grande foi selecionada para sediar esse evento. Para nós é motivo de muito orgulho e gratidão, porque é fruto de um trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria de Educação. Diversos profissionais da nossa rede e estudantes nossos são protagonistas deste documentário e, por meio dele, a gente percebe como é importante fomentarmos a educação financeira e as mudanças que, de fato, ela vem trazendo para as famílias”.
João Gabriel, que já foi estudante da rede municipal, foi um dos protagonistas deste documentário. Ele participou pelo seu desempenho na Feira de Empreendedorismo de 2023, realizada anualmente pelas escolas da Rede Municipal de Campina Grande com o objetivo de ensinar e incentivar a educação financeira aos estudantes.
João disse que estava feliz em protagonizar o filme e contou como ocorreu a ideia de vender bolos.
“Eu me sinto feliz por ser protagonista desse documentário. A professora Socorro nos fez ler um livro chamado ‘O Caso do Bolinho’ e deu a ideia de fazer um bolo econômico de banana e, depois, jogamos o jogo ‘Piquenique’, que nos deu a ideia de como a gente ia vender”, disse o estudante.
Codecom





