O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta quinta-feira, 28, o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. A cidade de Campina Grande subiu impressionantes 231 posições no quesito Acesso à Saúde, chegando à 69ª posição em todo o país. O Município também avançou no critério Qualidade da Saúde.
É o segundo ano seguido de crescimento vertiginoso no índice. Em 2023, a cidade ocupava a posição 326 em Acesso à Saúde. Em 2024 subiu para a marca 300 e, agora, 69. No aspecto Qualidade da Saúde, a cidade estava em 246º em 2023, subiu para 201º no ano passado e, agora, 189.
Entre os fatores para a melhora estão o índice de cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) e a queda da taxa de desnutrição na infância. Em cobertura vacinal, a cidade é a quarta melhor colocada da Paraíba. A cidade também melhorou na redução da mortalidade por causas evitáveis, e é o segundo melhor colocado no estado neste quesito, como também em redução da mortalidade materna.
Na cobertura da APS, Campina Grande é o primeiro lugar da Paraíba, o segundo lugar na região Nordeste e o terceiro colocado no país. O resultado é fruto da expansão da APS realizada no Município em 2024, que ampliou as equipes da Estratégia de Saúde da Família de 121 para 203, atingindo 100% de cobertura do território.
“Este resultado demonstra o quanto estamos avançando na saúde pública de Campina Grande”, disse o secretário municipal de Saúde, Carlos Dunga Júnior. Campina Grande também avançou em outras áreas como sustentabilidade fiscal, inovação e dinamismo econômico, telecomunicações, acesso à educação, entre outros. A pesquisa completa está disponível em https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios
Codecom