Pedido foi feito pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, durante evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
A Prefeitura de Campina Grande solicitou a recriação da Sala de Crise/Sala de Seca, com o objetivo de reabrir as discussões sobre os problemas da estiagem no Semiárido nordestino. O pedido foi feito pelo coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, durante participação no ciclo de debates “Ciência, Riscos e Desastres”, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ruiter participaou como palestrante, falando sobre nas “Secas e operação Carro Pipa em meio à pandemia da Covid-19”. O coordenador da DC destacou a importância da Operação Carro-Pipa, que tem como maior preocupação o abastecimento hídrico, principalmente da Zona Rural atingida pela seca/estiagem.
Ruiter enfatizou ainda a problemática da falta de água nas torneiras dessa população, que tem energia elétrica, internet e rede de telefonia móvel, mas não possui água nas torneiras, o que é fundamental para a prevenção do covid.
Além disso, explicou as mudanças no protocolo de atendimento durante a pandemia, o aumento das famílias atendidas, orientação e educação do cuidado da água junto aos proprietários de cisternas e caixas d ‘ água.
Atualmente, Campina Grande conta com 25 pipeiros, sendo seis contratados pelo Exército e 19 pelo município. Ruiter salientou a importância da vacinação dos pipeiros, de forma prioritária e que está lutando para que sejam incluídos no Programa Nacional de Vacinação contra a covid.
De acordo com os critérios do Exército, são entregues 20 litros de água por dia, por pessoa. A potabilidade dessa água tem o acompanhamento diário da Vigilância Sanitária que encaminha os laudos de qualidade ao 31º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Ruiter Sansão afirmou que, dos 223 municípios do estado da Paraíba, nem 10% tem estrutura para elaborar estratégias de combate à seca e muitos possuem uma Defesa Civil precarizada. “Por isso é tão importante a criação das Salas de Seca e a participação de representantes do Governo Federal que saiam a campo”, disse. O coordenador comentou que não consegue ver o Nordeste sem a utilização de carros-pipa e solicitou ao Cemaden que recrie a Sala de crise/ Sala de seca voltada para os problemas da estiagem no Nordeste, principalmente nas áreas rurais.
Codecom