A Secretaria de Agricultura da Prefeitura municipal de Campina Grande (Seagri) imunizou cerca de 100 reses no primeiro dia da campanha contra a febre aftosa, iniciada na última quarta-feira, dois de junho. A vacinação se estenderá até o próximo dia 30 e a meta é a de alcançar até 1.500 animais, o equivalente a quantidade de doses disponibilizadas.
A campanha não estabelece faixa etária de idade para que os bovinos possam ser vacinados, vez que a exemplo de outros Estados brasileiros, a Paraíba também está na luta para conseguir a certificação “livre da febre aftosa” sem a necessidade de imunizar seus rebanhos, como já ocorre em Santa Catarina e em mais cinco unidades da Federação.
O secretário da Agricultura de Campina Grande, Renato Benevides Gadelha, explicou que, com apenas Santa Catarina contando com a livre certificação, o Brasil já era o maior processador mundial de carne bovina.
“Isto significa dizer que, quando os demais estados conseguirem esta certificação, nosso mercado ficará mais aquecido e, com isso, ampliará ainda mais a sua capacidade de atender aos países que necessitam de proteína animal”, reforçou o titular da Seagri de Campina Grande.
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que se caracteriza pelo surgimento de aftas, geralmente na boca e os pés de animais de cascos fendidos, que são os casos dos bovinos e Búfalos. A imunização iniciada esta semana é oferecida gratuitamente pela PMCG. A segunda etapa está prevista para o mês de novembro deste ano.
A vacinação está começando pelos assentamentos, tendo como ponto de largada o Pequeno Richard, mas se estenderá aos José Antônio Eufrozino (parte de Logradouro), Vitória e Venâncio Tomé, na região do Distrito de Catolé de Boa Vista, além do Quebra Quilos e José Antônio Eufrozino (parte de Monte Alegre), que ficam do lado do Distrito de São José da Mata e, por fim, o assentamento Santa Cruz, no Distrito de Galante.
Também na região de Galante serão vacinados os animais dos sítios Fazenda Velha, Massapê, Santana, Jorge de Baixo e Jorge de Cima, Tatu de Baixo e Tatu de Cima, Deserto Amorim, Brito, Lagoa do Surrão, Várzea do Arroz, Marinho e Várzea Grande.
Já no Distrito de São José da Mata serão atendidos os rebanhos dos sítios Gaspaz, Serrotão (Félix Amaro), Capim Grande, Serra de Joaquim Vieira I, II e III (Castelo), Bosque I, II e III, Tambor (Lagoa de João Gomes), Covão, Cajazeira, Monte Alegre, Carretão (Olho D´água) e Santo Izidro.
Ainda no Distrito de Catolé de Boa Vista serão imunizados os animais das propriedades dos sítios Salgadinho, Lucas I, II e III, Aragão, Logradouro II, Queimada da Ema, Açude de Dentro, Paus Brancos, Malhada de Areia, Boi Velho, São Pedro e Navio. Os rebanhos de Catolé de Zé Ferreira e Caatingueira, na região de Campina Grande, também serão vacinados.
Duas equipes de profissionais foram designadas pela Seagri para a realização da campnaha. Uma é composta pelos técnicos José Cecíio Martins, João Paulo, Ronivaldo Cardoso, Alan Carvalho, Josenilson Belmont, Eduarda Almeida e Hugo Emanuel. A outra tem como integrantes os técnicos Adriano Leite, José Laécio, Ítalo Ponchet, Rodolfo Leite e Marcos Paulino.
Codecom