Teatro completa 58 anos de existência na próxima terça-feira, 30 de novembro
A programação da TV Campina na Escola deste domingo, 28, vai ser dedicada à exibição de conteúdos em homenagem ao aniversário de 58 anos do Teatro Municipal Severino Cabral. Fundado em 1963 pelo então prefeito Severino Cabral, o Teatro Municipal é o principal palco de arte e cultura da cidade. A programação começa às 6h e vai até às 13h, com reprise a partir das 14h, através do canal 3.2.

A coordenadora de Educação Patrimonial, Giovanna Aquino, ressalta a importância da temática. “A programação cultural do Campina na Escola neste domingo com a temática do Teatro Municipal, vem não apenas comemorar o seu aniversário, mas fazer com que os telespectadores campinenses ou não venham rememorar nosso tesouro de arquitetura moderna que reúne elementos de ‘pedra e cal’ em sintonia com imaterialidade da cultura, através da exibição de documentários, reportagens, encenações de música e de Teatro”, explica.

História do Teatro
Inicialmente, o Teatro foi planejado para cobrir apenas o centro do terreno onde hoje se encontra. No entanto, surgiu a ideia de fazer um instrumento musical, com isso o Teatro foi inspirado em um bico de flauta. Sua arquitetura tem grande importância histórica, artística e patrimonial para a cidade e região. Sua construção teve origem no planejamento e execução dos cálculos atribuídos ao engenheiro Austro França Costa, que na época era diretor de planejamento e urbanismo da prefeitura, e de Geraldino Duda, projetista responsável pelo design do apito. O Teatro Municipal é hoje considerado um bem patrimonial da cidade de Campina Grande, reconhecido desde 2001 pelo Instituto de Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep).
O Teatro Municipal já sediou diversos eventos, a exemplo do Festival de Inverno de Campina Grande e Festival Internacional de Música. No palco do Severino Cabral já pisaram grandes artistas como Elba Ramalho, Chico César, Eva Wilma, Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo, entre outros. O Teatro sedia ainda a galeria de Artes Irene Medeiros e o mini Teatro Paulo Pontes.
Codecom