A programação do “Campina, São João o Ano Todo”, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), seguirá movimentando a cidade Rainha da Borborema após o apogeu d’O Maior São João do Mundo. A intenção é que o programa fomente a cultura local, com eventos realizados pela cidade e que mantenham a chama da fogueira de São João acesa nos corações de visitantes e campinenses, além de proporcionar uma opção de lazer gratuita.
Fotos: Mateus Almeida
Neste mês de julho, cinco datas estão marcadas na agenda para receber a cor, o brilho e todo o talento das nossas quadrilhas juninas, além da participação de agremiações de vários locais do país, incluindo os estados de Pernambuco e até o Distrito Federal.
Iniciando nesta sexta-feira (18) e indo até o domingo (20), O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo, realizado pela Junina Moleka 100 Vergonha, com o apoio da Secult, levará ao Parque Evaldo Cruz a essência do forró, com os elementos estilizados das quadrilhas, em uma competição que elevará o nível dos espetáculos das juninas.
Ainda no sábado (19), paralelo ao evento do Parque Evaldo Cruz, a Junina Arraiá do 40, conhecida como a “Princesinha de Campina Grande”, sediará o “Arrasta pé 40”, na rua do Sol, local onde fica localizada a SAB do 40, espaço utilizado pela quadrilha para ensaios e reuniões. Além da apresentação da anfitriã, o público vai conferir as apresentações de juninas convidadas e também atrações musicais.
E no final deste mês de julho, chega a vez do bairro do Monte Santo sediar um evento que integra o “São João o Ano Todo”, com o Misturraiá, da Junina Mistura Gostosa. Já tradicional no bairro, a quadrilha e o evento reservam algumas surpresas. Para além da apresentação da anfitriã, atrações e juninas convidadas serão divulgadas nos próximos dias.
O secretário de Cultura de Campina Grande, André Gomes, destacou a importância de eventos como este, que movimentam a economia da cidade, geram renda, aquecem o comércio local e fortalecem o turismo. Mas, acima de tudo, reforçam o orgulho de sermos campinenses e de celebrarmos a nossa identidade o ano inteiro.
“Campina Grande segue no compasso do forró! O São João não terminou e a festa continua com o programa ‘Campina, São João o Ano Todo’. A ideia é simples, mas poderosa. É manter viva a nossa tradição, espalhar alegria pelos bairros e valorizar o que temos de mais bonito, que é a nossa cultura popular. Então, fica o convite. Traga sua família, seus amigos e venha viver com a gente isso tudo. Campina é cultura, é calor humano, é forró no coração o ano inteiro”, destacou o gestor.
Confira a programação na íntegra:
Sexta-feira (18)
Parque Evaldo Cruz
A partir das 19h30
O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo
Tropeiros da Borborema (PB) – participação especial
Simpatia Junina (PA)
Terra dos Fortes (PB)
Elite do Cerrado (DF)
Joia Rara (PB)
Sanfona Branca (PB)
Moleka 100 Vergonha (PB) – participação especial
Sábado (19)
Parque Evaldo Cruz
A partir das 16h30
O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo
Nova Emoção (CE)
100% Ferroviário (RN)
Luar do Recôncavo (BA)
Flor de Lampião (PB)
Uai São João (GO)
Sabugo de Milho (DF)
Coração Nordestino (PI)
Arriba Saia (GO)
Junina Fogueirinha (PB)
Rua do Sol – Bairro do 40
A partir das 18h30
Arrasta pé do 40
Mistura Gostosa (PB) – participação especial
Flor de Lampião (PB) – participação especial
Arraiá do 40 (PB) – anfitriã da noite
Apresentações musicais:
Amaro Neto
Nio Azevêdo
Domingo (20)
Parque Evaldo Cruz
A partir das 16h
O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo
Expressão Junina (PB)
Sanfona Lascada (DF)
Junina Canarraiá (AL)
Coração Nordestino (RN)
Raio de Sol (PE)
Junina Babaçu (CE)
Origem Nordestina (PE)
Si Bobiar a Gente Pimba (DF)
Junina Lumiar (PE)
Dias 26 e 27
Bairro do Monte Santo
A partir das 18h
Misturraiá
Junina Mistura Gostosa – anfitriã da noite e atrações e participações especiais.
Codecom