CAPACITAÇÃO E INTEGRAÇÃO: STTP participa de eventos nas áreas de educação e gestão de trânsito, em Salvador

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes públicos (STTP), está participando de dois encontros relacionados a Trânsito, na cidade de Salvador (BA), nestes dias 03 e 04 de agosto.

Com o objetivo de discutir maneiras eficazes de promover educação para o trânsito, o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, participa do Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cujo secretário, Frederico Carneiro, também está no evento, assim como os agentes de trânsito educadores da STTP, Joana Santos, Liege Karla, Marly Montenegro e Vanilson Ouriques.

Um dos aspectos destacados foi o Projeto Educa: um programa de educação para o Trânsito, de forma transversal, nas escolas do ensino fundamental. Ou seja, a disciplina é discutida em relação direta com as outras matérias.

Na Paraíba, apenas Campina Grande e Cabedelo estão participando do projeto piloto. Em Campina, o Educa é gerido pela STTP e pela Secretaria de Educação. Nove escolas municipais são beneficiadas: Adalgisa Amorim, Anis Timani, Anísio Teixeira, Frei Dagoberto, Paulo Freire, Rivanildo Sandro Arco Verde, São Clemente e Tiradentes.

Encontro

Tendo como meta discutir os desafios da gestão dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito nos Estados, Dunga Júnior integra também os debates no Encontro dos Conselhos Estaduais de Trânsito do Nordeste. O gestor da autarquia campinense representa a presidência do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) da Paraíba.

Foram abordados aspectos relacionados à gestão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) em cada Estado, integração dos municípios e utilização das tecnologias na administração do trânsito e dos transportes públicos.

O Cetran compõe o Sistema Nacional de Trânsito e, de acordo com o artigo 14 do Código de Trânsito Brasileiro, tem a função de cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições; estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito; julgar recursos interpostos contra decisões relativas a multas; acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos, articulando os órgãos do Sistema no Estado, dentre outras.

Codecom

Compartilhar