Foram divulgados nesta terça-feira, 25, os dados da pesquisa do Instituto 6Sigma sobre o Carnaval da Paz 2025. Os números foram anunciados pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), durante reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Conforme o estudo, o evento obteve 98,2% de aprovação, chegando ao chamado nível de excelência na nota de recomendação, que é de 9,9 (quando é aferido o quanto a ação é recomendada a outras pessoas pelos participantes).
Foram ouvidas na pesquisa do Instituto 6Sigma 1.858 pessoas, em dois períodos de triagem. O primeiro de 28 de fevereiro até 04 de março. O segundo período foi de 06 até 10 de março.
Conforme informações repassadas pelos organizadores dos sete eventos que compõem a programação do Carnaval da Paz, o público circulante total desta última edição foi de 219.400 pessoas. Desses, 20.464 foram de Turistas e Excursionistas (sendo 10.084 Turistas e 10.380 Excursionistas). Esse público representa 9,33% do total e, destes, 98,2% afirmaram que vão retornar para a edição 2026.
Outro dado interessante, relacionado ao público classificado como Turista, é que 26,9% deles estavam pela primeira vez em Campina Grande e 55,1% deles vieram pela primeira vez para o evento. Outro número interessante é que mais de 74% dos turistas permaneceram entre 04 e 06 dias na cidade.
Dados Econômicos
Ainda conforme pesquisa do Instituto 6Sigma, a movimentação econômica do período em Campina Grande foi de R$ 16.375.835,36. Conforme informações de alguns donos de hotéis, a ocupação média do período do Carnaval da Paz deste ano foi de 72,8%.
O coordenador Municipal de Turismo, Pablo Jatobá, esclareceu que essa média de ocupação dos hotéis diz respeito ao período de quinta até terça-feira de Carnaval. Mas, destacou, esse número sobe um pouco mais quando o recorte de tempo de estadia é menor.
“Quando a gente traz o fator 3 diárias, contabilizando de sábado até terça-feira, essa ocupação chega a uma média de 95%, reforçando o fato de que o nosso Carnaval da Paz se consolida cada vez mais como o segundo evento mais importante para o calendário turístico de Campina Grande”, declarou Pablo.
Também presente na reunião desta terça-feira, a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama, ressaltou o quão surpreendente foram os números aferidos na pesquisa.
“Há alguns anos a gente vem acompanhando a evolução do evento. E no diálogo direto com os organizadores dos eventos que compõem a programação, isso fica ainda mais evidente. Nosso papel, como poder público, é seguir fortalecendo esse verdadeiro retiro espiritual que Campina Grande se torna no período do Carnaval, além de todas as ações que estão em curso no plano de fortalecimento do nosso calendário turístico”, falou Tâmela.
Codecom