Por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Educação de Campina Grande e a Associação São Domingos Sávio, organização sem fins lucrativos, a Casa São Domingos Sávio está em funcionamento desde o início deste mês, no bairro Santa Terezinha. Ela atende 60 estudantes da rede municipal, no contraturno escolar, com reforço em língua portuguesa e matemática, além de aulas de música, informática e atividades esportivas.
Para a gerente de projetos da Secretaria de Educação, Fabíola Gaudêncio, o projeto foi construído a partir de muitas mãos, cada uma trazendo aquilo que era visto como necessidade dos estudantes. “A rede municipal, além de oferecer o espaço, cede os professores que estão ministrando o reforço escolar, vigia, auxiliar de serviços gerais, a merendeira, além de equipamentos de informática. Já a Associação reformou e gerencia a casa, oferta aulas de música, informática e esporte”, destacou.
A iniciativa atende alunos de escolas localizadas nos bairros José Pinheiro, Aluízio Campos e na própria comunidade do bairro Santa Terezinha. A diretora da Casa São Domingos Sávio, Ramona Galdino, avalia este primeiro mês de funcionamento. “A gente já percebe nas crianças o interesse em estar aqui conosco, a alegria, por exemplo, de escutar uma contação de história e compartilhar o que aprenderam em sala. Isso é muito gratificante para nós colaboradores e para os voluntários que constroem conosco este projeto”, frisou.
A Casa funciona de segunda a sexta-feira, sem recesso escolar, das 7:30 às 11:00 horas e das 13:30 às 17:00 horas e não parou, mesmo com as escolas estando em recesso.
Codecom