Autor: Notícias PMCG

Central AcesSUS completa um mês com mais de 13 mil ligações e mais de 7 mil marcações

A Central de Acesso do Cidadão aos Serviços do SUS (AcesSUS) faz parte do programa Saúde de Verdade e agenda consultas e exames por telefone.

15/08/2023 9h12 Atualizado há 2 anos

A Central de Acesso do Cidadão aos Serviços do SUS (AcesSUS) completou um mês de funcionamento nesta segunda-feira, 14. Em 30 dias de atendimento à população foram registradas 13.200 ligações telefônicas e, desse total, foram realizadas 7.670 marcações de consultas e exames.

Foram 4.638 agendamentos de consultas e 3.032 agendamentos de exames. Isto representa 58% do total de chamadas telefônicas. As demais ligações foram para eliminar dúvidas ou solicitar encaminhamentos para outros ramais. A Central funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, pelo telefone (83) 3077-1321.

Como funciona – A Central é um serviço para o cidadão buscar informações, ter acesso aos serviços e conseguir interagir com atendentes para saber sobre o andamento das suas solicitações de agendamentos de consultas e exames. Os atendentes são operadores de regulação, com habilitação para realizar as marcações nos casos possíveis.

A AcesSUS também passou a realizar o agendamento pelo telefone para consultas com os médicos das Unidades Básicas de Saúde, evitando que a população precise se deslocar até a UBS para realizar essa marcação. Os cidadãos com solicitação de marcação de procedimentos, como exames e consultas com especialistas, também podem telefonar para buscar informações sobre o andamento do agendamento das suas solicitações e, quando possível, fazem a marcação pelo próprio telefone.

Agendamentos que necessitam de laudos para a Auditoria do SUS como ressonância, tomografia com contraste, colonoscopia, ou cirurgias, por exemplo, continuam sendo marcados, presencialmente, na Secretaria de Saúde.

A instalação do serviço foi possível graças à aquisição de 200 aparelhos do tipo VOIP e à instalação desse modelo de telefonia, que funciona pela internet, representando economicidade nos contratos com serviços de telefonia e mais eficiência na rede. Todas as unidades, os serviços, os hospitais estão conectados à Central AcesSUS. Antes da abertura para as marcações, a central já funcionava desde janeiro atendendo a população para prestar informações e direcionar as ligações para os setores.

Aplicativo – O app Campina Saúde de Verdade segue funcionando e, em breve, vai ofertar novos serviços, como a visualização de resultados de exames. O aplicativo vai passar por uma atualização e já conta com mais de 30 mil usuários.

Codecom


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