O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Campina Grande e Região (Cerest-CG), em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), promoverá nesta quarta-feira, 26 de abril, o 6º Evento Pro-Catadores de Materiais Recicláveis. O evento acontecerá no Clube da Bolsa, reunindo catadores do Município e região. Essa é mais uma ação de promoção de saúde que acontece dentro do Movimento Abril Verde, que visa a melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores no seu ambiente de trabalho.
Participarão cerca de 65 catadores que atuam em cinco cooperativas instaladas nos municípios de Campina Grande, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Juazeirinho, Lagoa Seca, Monteiro e Queimadas. Na oportunidade será feito um café da manhã para a categoria. Serão oferecidos serviços de saúde (vacinação, diagnóstico precoce de câncer bucal, verificação da pressão arterial), e a oficina de auto estima renovada. O procurador do Ministério Público do Trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, fará a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O Movimento Abril Verde objetiva dar visibilidade a este mês utilizando a cor verde, normalmente associada à saúde e segurança no calendário nacional. O evento é ainda um momento de sensibilização quanto à prevenção de acidentes e adoecimentos (físico ou mental) relacionados ao trabalho nesse segmento.
Segundo Anna Karla Souto Maior, coordenadora do Cerest-CG, neste ano aumentou de cinco para oito o número de municípios participantes. “São municípios onde há o trabalho de catadores de materiais recicláveis”, explicou.
Sepultadores – Anna Karla ressaltou ainda que nesta segunda e terça-feira, dias 24 e 25, está sendo realizado um evento com os sepultadores que trabalham nos nove cemitérios públicos instalados em Campina Grande e nos distritos do Município. “Foram 40 participantes nesta segunda-feira e mais 40 nesta terça-feira. Eles receberam cestas básicas de alimentos e equipamentos de proteção individual. Essa também é uma ação realizada em parceria com Ministério Público e a Sesuma”, frisou Anna Karla.
Codecom