O descarte dos resíduos urbanos de forma inadequada acarreta uma série de problemas de saúde pública, incluindo os riscos de acidentes de trabalho, uma realidade vivenciada na rotina laboral dos trabalhadores de materiais recicláveis de Campina Grande. A constatação é das equipes do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Campina Grande (Cerest-CG), que nesta semana está realizando visitas diárias nas cooperativas de materiais recicláveis do Município. Essa ação integra a programação da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Para a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior, é necessário que a população do Município entenda a complexidade dessa situação e, desta forma, possa contribuir para que os catadores de materiais recicláveis tenham mais segurança durante o trabalho, evitando acidentes durante o processo de coleta dos materiais.
De acordo com a presidente da Cotramare, Lucicleide Henrique do Nascimento, os acidentes envolvendo materiais como as seringas, vidros, arames e outros materiais perfuro cortantes são frequentes na rotina de trabalho dos catadores.
Lucicleide disse ainda que, no caso dos catadores, essa situação ainda é agravada. “A maioria não recolhe para a Previdência Social. Então, quando estes trabalhadores, catadores, sofrem acidentes graves são afastados da sua atividade sem nenhum direito previdenciário”, afirmou.
A presidente da Cotramare enalteceu a ação conjunta do Cerest-CG e do Ministério Público do Trabalho (MPT) e solicitou que ações, como a realizada nesta semana, sejam mantidas de forma contínua.
“Graças ao Cerest-CG, em ações anteriores, vacinamos nossos trabalhadores contra algumas doenças, conseguimos os Equipamentos de Proteção Individual, além de outras doações”, ressaltou.
Programação
Na manhã deste quarta-feira, 28, os técnicos do Cerest-CG visitaram a Cooperativa Cotramare onde fizeram a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (de EPIs ), camisas e a Revistinha do MPT. Também foi realizado sorteios de bonés e servido um café da manhã.
A ação na Cotramare integrou a programação alusiva à Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que vem sendo promovida pelo Cerest-CG e o MPT desde o último dia 26, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que transcorreu ontem.
A programação será encerrada na próxima sexta-feira, 30, com a visita na Cooperativa CAVI. Amanhã, 29, a visita acontecerá na Arensa, que tem o maior número de trabalhadores. Ao todo a ação vai contemplar cerca de 80 catadores.
Codecom