Desde a manhã de ontem, 08, o Cerest-CG vem realizando, em sua sede, uma ação voltada aos agentes de vigilância ambiental do município. Os profissionais estão recebendo capacitações em Saúde, Segurança e Processo do Trabalho, dentro das ações do Movimento Abril Verde. A capacitação prossegue até esta quarta-feira, 10, para contemplar todos os trabalhadores de combate às endemias.Após reuniões, realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com a coordenação do Cerest-CG e do Ministério Público do Trabalho (MPT), os gestores de municípios com população acima de 15 mil habitantes entenderam a importância de cada localidade promover ações de prevenção e promoção à saúde do trabalhador no mês de abril, quando é realizado o Movimento Abril Verde.
Uma vasta programação está sendo realizada nesses municípios, durante todo este mês, segundo a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior, a qual foi consolidada no cronograma estadual, divulgado no final do mês passado durante evento realizado em João Pessoa, com a presença da ministra Delaide Alves Miranda, do Tribunal Superior do Trabalho.
O “Abril Verde”, conforme o procurador Raulino Maracajá, se constitui em um importante evento em defesa da saúde dos trabalhadores, de um modo geral, tendo em vista que se propõe a ampliar a comunicação, o debate e, ao mesmo tempo, conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção da saúde e segurança do trabalhador.
O mês de abril é dedicado à prevenção de acidentes de trabalho, culminando com a programação, realizado no dia 28, quando é celebrado o Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes do Trabalho.