O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Campina Grande lançou nesta quinta-feira, 23, o Observatório dos Indicadores de Saúde do Trabalhador da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba. O observatório apresenta dados estatísticos de notificação dos casos de acidentes e doenças do trabalho dos 70 municípios da macrorregião.
“Esta iniciativa inovadora visa monitorar a saúde dos trabalhadores da região, identificando os municípios que atendem aos indicadores estabelecidos pela Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e Trabalhadora (PNSST) favorecendo assim, a adoção de medidas de prevenção e promoção da saúde no trabalho”, disse a diretora do Cerest-CG, Camila Mendes.
O observatório apresenta dados provenientes das seguintes fontes de dados: SINAN, SIA/SUS (BPA) e Qualifica Município. É, portanto, um instrumento fundamental para a construção de políticas públicas na 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba. O observatório pode ser acessado aqui.
A 2ª Macrorregião de Saúde alcançou uma conquista importante: todos os 70 municípios passaram a notificar os casos que envolvem a saúde do trabalhador nos sistemas públicos oficiais, o que possibilitou a construção do observatório.
Codecom