Cerest da Prefeitura de Campina Grande ocupa primeiro lugar na Paraíba em ações desenvolvidas na área de vigilância em saúde do trabalhador

Avaliação é da Rede Nacional de Saúde do Trabalhador, do Governo Federal

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Município e Região (Cerest-CG), obteve o primeiro lugar, na Paraíba, na avaliação realizada pela Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST), órgão do Ministério da Saúde, no tocante às ações de vigilância em saúde do trabalhador desenvolvidas pelo órgão no ano passado. O resultado foi divulgado no último dia 03 de maio.

Anna Karla Souto Maior – coordenadora do Cerest da Prefeitura de Campina Grande

Na Paraíba, outros dois CEREST’s receberam pontuação dentro da média esperada pelo Programa de Avaliação da RENAST-MS: o regional de Patos ocupou o segundo lugar e o Regional de João Pessoa ficou em terceiro.

A coordenadora do Cerest de Campina Grande, Anna Karla Souto Maior, recebeu a notícia com entusiasmo. Segundo ela, a equipe da unidade de saúde do trabalhador vem desenvolvendo todos os esforços no sentido de atingir as metas estabelecidas pelo Programa de Qualificação da Renast.

“Anualmente, os Cerest’s de todo o Brasil são avaliados através das ações desenvolvidas em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e nós, de Campina Grande, conseguimos alcançar a pontuação tão esperada por nossa equipe, mesmo diante de um ano atípico em função da pandemia do novo coronavirus”, afirmou Anna Karla.

Os Cerest’s, conforme a gestora, precisam se atentar para a importância do cumprimento dessas metas. “Pois, do contrário, poderão sofrer penalidades, a exemplo da desabilitação do serviço, o que significa um grande prejuízo para os estados e municípios, principalmente para os trabalhadores”, ressaltou Anna Karla.

O Programa avalia indicadores relacionados às ações de Visat, que são desenvolvidas por essas unidades de saúde do trabalhador, através de um questionário denominado “Qualifica CEREST’s”. Esse documento é respondido a cada quadrimestre pela equipe de técnicos desses órgãos.

Codecom

Compartilhar