A Secretaria de Saúde de Campina Grande identificou a circulação de um vídeo nas redes sociais e em portais ou páginas de entretenimento na tarde deste domingo, 30 de março, que mostra uma criança supostamente internada no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) em um leito adaptado com cadeiras. O vídeo é antigo e descontextualizado.
As imagens têm mais de 4 anos, ou seja, não são deste domingo. Além disso, o vídeo foi gravado em um período anterior à obra de ampliação do HCA, ocorrida no ano passado, com a abertura de 19 novos leitos e a implantação de 32 leitos de enfermaria com pontos de oxigênio. Também foi verificado que a sala, que aparece nas imagens do vídeo, sequer estava em uso neste domingo, 30.
O Hospital da Criança e do Adolescente Dr. Severino Bezerra Cabral tem quase 100 leitos de internação, incluindo leitos de UTI, além de dispor de brinquedoteca, sala de pequenos procedimentos, sala de observação, ala de emergência e atendimento de telemedicina. No ano passado, o HCA chegou a atender 8.964 crianças em um único mês.
A circulação de informações falsas sobre a unidade hospitalar, que é referência em atendimento infantil para 70 municípios pactuados da segunda macrorregião, configura um ataque à instituição pública que presta um importante serviço para milhares de pessoas.
Codecom