A ação ‘Colo pra Mãe Itinerante’, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência para Pessoas com Deficiência (PCD) da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi encerrada no início desta semana, no Conjunto do Ipep, no Ligeiro, com o total de 158 mães atendidas no total. O trabalho teve início no dia 07 de maio, como parte das comemorações dedicadas às mães, e percorreu vários bairros no município e distritos.
O primeiro local a ser alcançado foi o Complexo Aluízio Campos, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da localidade, com a realização do cadastro de mães atípicas, como forma de facilitar o acesso delas aos serviços do programa Colo pra Mãe. Na sequência foi a vez do Cras Galante (14); seguido de Catolé de Boa Vista, na UBS Djalma Barbosa (15); Cras – São José da Mata (16); UBS Portal Sudoeste (17), e, por último, no Ligeiro.
De acordo com a coordenadora da Pessoa com Deficiência (PCD), Edna Silva, foi uma ação importante, no sentido de facilitar a vida das mães que moram distante do nosso Centro, principalmente para as famílias atípicas. Isso mostra o compromisso da Prefeitura de Campina Grande, da Semas e do Centro Dia, em cuidar das pessoas.
“Uma iniciativa que também reforça o compromisso da Prefeitura com a comunidade das famílias atípicas, em facilitar o cadastro das mães que ainda não são atendidas pelos serviços da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), além de melhorar essa oferta para as 133 mães que já são cadastradas e atendidas pela Semas, por meio da Coordenação”, ressaltou Edna.
Uma das mães alcançadas na ação, no Complexo Aluízio Campos, foi Maria Madalena Silva, mãe de três filhos e avó de Lucas Emanuel. Ela conta que aproveitou para fazer o cadastro e também para receber orientações da equipe sobre as situações que enfrenta no dia a dia. “Para mim foi de extrema importância a presença da equipe do Colo pra Mãe. Aproveitei para conversar sobre diversos assuntos, sobre os cuidados com os filhos e netos. Para irmos em busca desse tipo de atendimento em outro lugar é mais difícil e, nem todo dia, temos dinheiro para pagar a condução. Estou muito satisfeita”, disse Maria Madalena.
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