A edição 2025 d’O Maior São João do Mundo não brilhou apenas pelos shows e pela tradição cultural, ela também se destacou por um dos maiores índices de aprovação popular: 91% de aprovação na limpeza urbana, de acordo com pesquisa oficial do Instituto 6Sigma.
A operação de limpeza foi conduzida pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) com um plano robusto e estratégico: equipes trabalharam 24 horas por dia, em sistema de revezamento, para garantir que o Parque do Povo e áreas adjacentes estivessem sempre limpos e organizados. Além disso, o local foi higienizado diariamente com lavagem, varrição e catação manual, assegurando um ambiente agradável e seguro para os visitantes.
A pesquisa ouviu 3.842 pessoas, entre os dias 31 de maio a 4 de julho e 8 a 12 de julho, contemplando turistas, moradores e trabalhadores da festa. A metodologia da 6Sigma levou em conta diferentes perfis e momentos do evento, o que garante a confiabilidade dos resultados.
Segundo Pedro César, estatístico da 6Sigma, “os dados refletem a percepção de quem vivenciou o São João em diversos espaços e momentos. O nível de aprovação da limpeza mostra que o cuidado com o espaço público fez diferença para todos os públicos.”
Outro destaque foi o programa Recicla São João, que bateu recorde este ano: foram 71,3 toneladas de materiais recicláveis recolhidos, promovendo sustentabilidade, renda para os catadores e redução do impacto ambiental.
Geração de emprego e renda
Durante o São João, a Prefeitura contratou mediante processo seletivo cerca de 400 agentes de limpeza, sendo 325 destinados à manutenção do Parque do Povo; 42 atuando no Distrito de Galante, 24 para São José da Mata e 3 em Catolé de Boa Vista, garantindo um emprego temporário por 38 dias, e um salário de R$ 2.230. Também este ano, 70 recicladores integraram o projeto, com direito ao mesmo salário além de uma renda extra proporcional à quantidade de material reciclado, com expectativa de que cada colaborador possa ganhar em torno de R$ 4.000.
Reconhecimento nacional
O desempenho durante o São João reforça o reconhecimento recente de Campina Grande como a cidade mais limpa do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, título conquistado por meio do Prêmio Cidade Limpa, concedido pela Associação dos Municípios. A premiação levou em conta critérios como coleta de resíduos, ações de reciclagem, paisagismo e limpeza urbana. Esse reconhecimento consolida o trabalho desenvolvido pela Sesuma ao longo de todo o ano, e mostra que a aprovação de 91% na limpeza d’O Maior São João do Mundo é fruto de uma gestão comprometida com a qualidade de vida e a sustentabilidade.
“Nós temos o São João mais limpo e organizado do mundo! Os dados confirmam o que já sentíamos: 91% de aprovação. Com trabalho sério, planejamento e uma equipe comprometida, alcançamos resultados históricos. Mais que uma festa, o São João é desenvolvimento, orgulho e pertencimento”, afirmou o secretário Dorgival Vilar.
Outros dados da pesquisa também reforçam o sucesso da festa:
• 96% de aprovação geral do evento
• 89% de aprovação da decoração
• 88% de aprovação do acesso
• 70% do público considerou a estrutura melhor que nos anos anteriores
A limpeza urbana e a organização d’O Maior São João do Mundo 2025 reforçam o compromisso de Campina Grande com a excelência, sustentabilidade e qualidade de vida, consolidando a cidade como referência nacional em grandes eventos.
Codecom