Atendendo uma demanda da população, a Biblioteca Municipal terá o seu horário de funcionamento ampliado, a partir de fevereiro, permitindo o acesso ao espaço, para leituras e estudos, das 8h às 20h30. Para isto, além do longo processo de organização e catalogação do acervo, o equipamento cultural passou por melhorias estruturais, a exemplo da iluminação, pintura interna e, no intuito de tornar o espaço mais democrático e inclusivo, realizou os devidos reparos no elevador que está em pleno funcionamento.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), atendendo a demanda da população, ampliará o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Félix Araújo, que a partir do mês de fevereiro passará a funcionar das 8h às 20h30, oferecendo aos seus usuários um período mais amplo para estudos e leituras diversas no espaço físico do equipamento cultural que neste ano completa 85 anos de história e devoção à literatura e a busca pelo saber.
Para a ampliação do horário diversas ações foram implementadas na Biblioteca Municipal. Ajustes e melhorias na estrutura, a exemplo da iluminação, pintura dos espaços internos e, visando tornar a biblioteca mais inclusiva e melhor equipada, também foi realizada a reativação do elevador, que estava há 22 anos sem funcionamento, e hoje faz do espaço um lugar acessível.
“Um dos maiores focos da gestão é atuar diretamente na organização e fortalecimento dos equipamentos culturais, e não poderia ser diferente com a Biblioteca Municipal, um dos espaços mais antigos e representativos de Campina Grande. Não apenas no âmbito de organização e catalogação do acervo, que hoje reúne mais 15 mil obras, a Biblioteca Municipal recebeu melhorias na estrutura do equipamento, o que permite o acesso de pessoas com deficiência, e democratiza as práticas da leitura”, ressaltou Giseli Sampaio, secretária de Cultura.
Segundo a diretora da Biblioteca, Erika Marques, só na primeira quinzena de janeiro o espaço recebeu a visitação de diversas entidades, e jovens que integram o programa “Jovem Aprendiz”. A reestruturação do local tem atraído o olhar da população para a Biblioteca, tanto pela leitura e serviços que o espaço apresenta, mas também pelas questões históricas que o local representa, trazendo novos estudantes que enxergam no local diversas possibilidades de aprendizagem, e turistas que visitam Campina Grande neste período.
“Apenas na primeira quinzena de janeiro nós já recebemos cerca de 160 visitantes, que buscam conhecer a Biblioteca e enaltecer a representatividade histórica e cultural que este espaço tem. Uma das maiores solicitações que nós ouvimos de quem frequenta nosso espaço recorrentemente era a ampliação dos horários, e o resultado disso é a Biblioteca passando a funcionar nos três turnos, onde nós podemos oferecer maiores possibilidades aos estudantes e os amantes da literatura. Estamos muito felizes em ver a Biblioteca sendo ocupada pela população, pois esse é o nosso foco “, comemorou Erika Marques.
Durante o mês de janeiro o horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda à sexta. Hoje, a Biblioteca Félix Araújo possui um acervo composto por cerca de 15.650 obras de mais de 8.270 autores. Só em 2022, cerca de 1.200 livros foram emprestados, promovendo e estimulando a prática da leitura, beneficiando diversas pessoas que levaram as obras para suas casas, além daquelas que vêem no espaço um lugar propício para estudar e adquirir conhecimento.
Codecom