A equipe de karatê do Complexo Esportivo Plinio Lemos participou das disputas da etapa final do Campeonato Brasileiro da modalidade, em Recife-PE. Com apoio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), os atletas retornaram ao alto da Serra da Borborema com várias conquistas.
A competição aconteceu entre os dias 12 e 17 de novembro e contou com as principais equipes do karatê nacional, como Flamengo, Fluminense, Pinheiros, dentre outras. Centenas de atletas de todo o país participaram da competição, divididos entre as categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, cadete e júnior. Dentro das disputas, também foi realizado o Campeonato Brasileiro Estudantil, com organização da Confederação Brasileira de Karatê – CBK. Dentre as 300 participantes, a delegação campinense terminou na posição de número 40, conquistando sete medalhas, entre ouro, prata e bronze. “Com certeza voltamos felizes com a nossa participação na competição, já que fizemos campeões e disputamos várias medalhas. O ano de 2024 chega ao fim com Campina mais uma vez em evidência”, destacou o sensei Antônio Guedes, treinador.
O projeto do Plínio Lemos é referência na revelação de jovens talentos na região, tanto gerando inclusão social através do esporte em uma região periférica da cidade, como lançando atletas iniciantes na faixa branca que, hoje, já são faixa preta e campeões brasileiros. “Nosso papel enquanto secretaria é formar cidadãos. Claro, consequentemente, com o potencial dessa garotada e a competência dos nossos professores, conseguimos também formar campeões dentro dos tatames. É seguir esse caminho e colher os frutos”, comentou o secretário da Sejel, Felipe Cavalcante.
O projeto liderado pelo sensei Antônio Guedes é apenas um dos vários que compõem o programa de Escolinhas de Iniciação da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Campina Grande. Os interessados devem procurar a secretaria do Plínio Lemos e as inscrições são gratuitas.
Confira os medalhistas:
Pâmela Medeiros, campeã brasileira no kumite e vice-campeã no brasileiro estudantil; João Victor Silva, 3° lugar brasileiro e campeão brasileiro estudantil no kumite;
Alícia Araújo, campeã brasileira estudantil no kumite; Breno Borges, campeão brasileiro estudantil no kumite;
Guilherme Gonçalves, 3° lugar no brasileiro estudantil no kumite.
Codecom