O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rodolfo Emanuel Rodrigues Cabral e o agente Rossilberto Moura Gomes estão no Rio de Janeiro participando do Curso de Instrutor de Tecnologias não Letais (Habilitação de Instrutores Multiplicadores), na Condor Tecnologias Não Letais. As aulas foram iniciadas na terça-feira (25) e terminam nesta sexta-feira (28), com avaliação final e entrega de certificados. Todos os ensinamentos vão ser repassados ao efetivo da Guarda.
O curso, com 34 horas-aula, tem o objetivo de habilitar representantes de instituições federais, estaduais e municipais, bem como profissionais da segurança privada para o cumprimento de tarefas profissionais vinculadas à atividade de instrutoria que exija o amplo domínio de conhecimento de técnicas específicas em Tecnologias Não Letais.
A parte teórica foi repassada em sala de aula na terça-feira, quando os alunos conheceram todas as tecnologias não letais da empresa Condor, como os agentes químicos, que são compostos que penetram no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
A Condor Não Letal ou Condor Tecnologias Não-Letais é uma empresa brasileira da indústria bélica, de defesa, pirotecnia e armamento não letal baseada em Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro.
Os alunos do curso tiveram acesso ao portfólio da empresa que inclui diversos produtos não-letais como balas de borracha, granadas de gás lacrimogêneo, granadas de impacto e efeito moral, lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, dispositivos de eletrochoque incapacitantes e pirotécnicos de sinalização e salvatagem.
Durante o treinamento prático, os participantes tiveram a oportunidade de utilizar as tecnologias não letais. Nesta sexta-feira (28) será realizada a prova dos conteúdos didáticos e práticos do curso. Além de uma avaliação de cada profissional, estabelecendo estudos de casos do uso das tecnologias não letais para que sirvam de parâmetros para futuras utilizações.
Codecom