A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, neste ano, é de um incremento de cerca de R$ 300 milhões na economia local com a realização da festa, além da geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Um dos pontos positivos desta edição foi a reabertura da rua Sebastião Donato, que possibilitou a inserção de mais comerciantes no espaço da festa. “O São João de 2019 está muito bom. O movimento pra gente melhorou muito após a abertura e eu posso dizer que superou nossas expectativas”, disse Silvana Marques, representante de um dos estabelecimentos conhecidos pela comercialização de caldinhos na rua.
Marcos Pazini é dono de um quiosque que fica na rua Sebastião Donato. O ponto oferece porções de camarão. Ele mora na capital, João Pessoa, mas mantém uma casa em Campina Grande para todos os anos se mudar para a cidade no mês de junho e garantir o maior faturamento do ano nas finanças do seu negócio. Para esta edição da festa junina, Marcos comprou uma tonelada e meia de camarão.“A minha expectativa é a melhor possível. Eu gostei da mudança do posicionamento das barracas e dos quiosques porque obriga o público a circular mais pelos espaços, permanecer mais tempo na festa e, consequentemente, mais clientes passam pelo meu ponto”, disse.
Outro aspecto positivo, segundo os comerciantes, foi a entrega da estrutura com um mês de antecedência, o que possibilitou um melhor planejamento da categoria para o evento. “Campina Grande está planejada, programada para fazer o Maior São João do Mundo da década. O prefeito Romero Rodrigues está de parabéns por fazer essa festa linda, parabéns à Prefeitura Municipal de Campina Grande”, disse o dono do restaurante Manoel da Carne de Sol, Marcelo Martins de Oliveira.A primeira semana também foi positiva para os ambulantes, que esperam o aumento nas vendas com a aproximação do dia de São João. “Desde criança eu trabalho aqui com o meu pai e minha expectativa é que esse ano seja o melhor de todos. A estrutura está mais organizada, o local mais espaçoso e isso ajuda muito nas vendas”, disse a vendedora de milho, Francineide Silva.
Com toda essa estrutura, os turistas têm aproveitado a festa da melhor forma. Dona Irimar Magalhães veio de Fortaleza, juntamente com um grupo de 80 turistas e conta que amou o São João de Campina Grande. “Eu estou encantada com essa festa. É tudo muito lindo e detalhista. Vamos passar quatro dias aqui e eu espero aproveitar todos eles”, afirmou.Além do movimento na área da festa, o evento também representa crescimento nas vendas do comércio. “O São João consegue estabelecer o crescimento bem exponencial de vendas no nosso comércio. Por isso, essa festa é tão importante. Ela consegue envolver toda cidade e vários setores, termina todo mundo ganhando”, ressaltou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Artur Almeida.
Fonte: Codecom