A Prefeitura de Campina Grande realizou na noite dessa terça-feira, 15, a cerimônia de entrega dos certificados para os concluintes da primeira turma do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que foi aberto à comunidade. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro do Catolé, reunindo alunos, familiares e equipes da Gerência da Pessoa com Deficiência (PCD), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promotora do curso.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento ao esforço dos 31 concluintes. O curso, oferecido gratuitamente à população, teve duração de três meses e foi realizado na modalidade Ensino à Distância (EAD). Os participantes foram organizados em grupos de estudos e acompanharam o conteúdo ministrado por professoras especializadas, com suporte de apostilas, atividades online e acompanhamento contínuo.
Wendy Guerra, que concluiu o curso, destacou o fato de a turma ser remota, ajudando a concluir o curso. “Eu trabalho na cidade de Esperança e assistia as aulas, muitas vezes, no ônibus e quando parava nos pontos. Eu queria agradecer pela oportunidade e dizer que estou muito feliz de ter chegado até aqui. Também tenho um problema auditivo gradativo. Então, para mim, é fundamental aprender Libras e eu só consegui porque era em EAD”, destacou.
Pollyanna Meireles, profissional de Educação Física, falou sobre a importância do curso em sua área profissional. “Há uns anos, enquanto eu dava aulas de natação, chegaram três crianças surdas para serem minhas alunas e, se não fosse o pai delas me auxiliando, para me comunicar, eu não teria conseguido. Hoje, com o curso, pelo menos a comunicação básica com esse público eu já consigo fazer”, declarou.
Segundo Edna Silva, gerente da Pessoa com Deficiência, esse foi um momento muito emocionante e que amplia as políticas públicas no Município. “Comemoramos essa conclusão porque mostra que a gestão está no caminho certo para a inclusão social. Essa turma passou a aprender a ouvir e falar de outras formas, sem ser verbalizando. Aprenderam a fazer com que as pessoas surdas não se sintam mais tão sozinhas, mas sim inseridas onde devem estar”, afirmou.
O secretário da Semas, Fábio Thoma, também destacou a importância da iniciativa. “A entrega dos certificados reforça nosso compromisso com a inclusão e com políticas públicas que ampliem o acesso à comunicação e à cidadania. Reforçamos que, a partir da próxima segunda-feira, 21, mais uma turma, para 80 pessoas será aberta para que a população se inscreva e faça parte do curso”, ressaltou.
Codecom