Em continuidade às articulações do calendário de contrapartidas da Lei Aldir Blanc, na manhã desta segunda-feira, 5, na sede da Secretaria de Educação (Seduc), a secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, esteve em reunião com o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, onde foram apresentados os projetos contemplados pela Aldir Blanc, no âmbito da arte-educação, como forma de prospectar parcerias entre as duas Secretarias.

Na ocasião, dentre os 473 projetos da Lei Aldir Blanc que transitam entre as mais diversas linguagens artísticas, foram apresentadas oficinas e ações culturais de grande relevância, dentro de todo um contexto educacional, com atividades culturais que serão aplicadas nas escolas da rede municipal de Campina Grande.

“A Secult, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolverá vários projetos e ações vinculadas às contrapartidas da Lei Aldir Blanc. Nosso intuito é contribuir na formação e capacitação dos arte-educadores, assim como proporcionar aos alunos atividades técnicas que contribuam na construção da identidade cultural de Campina Grande. Essa parceria será fundamental para o fomento da arte e cultura nas escolas da rede municipal, não só no caráter didático mas, principalmente, na descoberta de novos artistas que terão seus talentos evidenciados” afirmou Giseli Sampaio, secretária de Cultura.
De acordo com o secretário, Raymundo Asfora Neto, a parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) foi proveitosa, visto que as pastas trabalham alinhadas. “Educação e Cultura têm muitas pautas em comum, tanto que em outro momento foram uma unidade só. Hoje nos reunimos para alinharmos oficinas de apresentações disponibilizadas através de um reflexo da Lei Aldir Blanc, que a Secult vem trabalhando há mais de um ano e para que a gente disponibilize para a rede municipal de educação cursos de teatro a grafite, por exemplo”, afirmou.
Durante o encontro, também foram abordadas parcerias para ações que promovam o segmento de audiovisual da Rainha da Borborema, assim como atividades que instiguem a perpetuação do ofício do artesanato, em todas as suas nuances, que possui grande valor histórico cultural para a cidade. Além disso, a arte da grafitagem também foi pontuada na reunião, e foram estudadas estratégias do uso do grafite como forma identitária, em espaços vinculados ao governo municipal.
Codecom