O Serviço Especializado de Reestruturação e Apoio à Mulher (Serena) é o primeiro núcleo de apoio psicossocial criado em Campina Grande para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência e também para profissionais que trabalham com a rede de proteção à mulher.
O projeto, que será lançado este mês, foi apresentado nesta quarta-feira, 2, para estudantes do curso de psicologia da UFCG, uma das parceiras do ‘Serena’, pela advogada Talita Lucena, responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em Campina Grande.
O Cronograma de atividades do ‘Serena’ prevê atendimento psicológico individual e em grupo; rodas terapêuticas; espaço e escuta; oficinas de autocuidado. As ações terão a participação de estudantes de psicologia e serviço social em atividades de extensão e estágio supervisionado.
O projeto “Serena’ é mais uma ferramenta de trabalho que a Prefeitura de Campina Grande coloca à disposição para mulheres campinenses, como também para profissionais vinculados à rede de proteção.
“A violência contra mulheres no Brasil é uma realidade. Estamos vivendo um dos anos mais violentos para mulheres, pois 2025 tem superado os últimos anos nesse aspecto. Isso é preocupante, daí a necessidade de ampliar nossos serviços com apoio do prefeito Bruno Cunha Lima, e da primeira-dama Juliana Cunha lima, que é psicóloga e tem um olhar especial para essas causas. Quando elas procuram ajuda, é necessário todo atendimento adequado para promover um Acolhimento Humanizado. Foi pensando nisso que a Coordenadoria da Mulher criou mais esse projeto”, disse Talita.
Codecom