Na manhã dessa quarta-feira,12, a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campina Grande recebeu a visita de 30 estudantes do 5° período do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG). O encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a estrutura e a atuação das políticas públicas, implementadas em Campina Grande, para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A atividade acadêmica faz parte do cronograma das disciplinas de Práticas Integrativas e Psicologia e Políticas Públicas, que tem à frente a professora Edna Alexandre. Na ocasião, os estudantes foram recebidos pela advogada Talita Lucena, que responde pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura.
Talita apresentou em detalhes todo o funcionamento da Coordenadoria, destacando os principais equipamentos que prestam assistência às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.
Os estudantes ficaram encantados com os projetos colocados em prática pela Coordenadoria. “Mais alguns períodos para frente, começaremos os estágios de escuta e acolhimento, portanto, terá uma valia enorme saber e poder informar para as mulheres que existe um lugar que cuida, protege, previne e acolhe. Então, posso dizer que conhecer toda essa estrutura da coordenadoria vai servir de parâmetro para o nosso trabalho em campo”, disse a aluna de Psicologia Shary Singh, uma das visitantes.
Para a professora Edna Alexandre, o trabalho da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campina Grande se coloca como uma referência para o desenvolvimento de ações voltadas para o acolhimento, protagonismo e empoderamento feminino.
“Enquanto futuros psicólogos, que em breve estarão na ponta, executando políticas públicas para as mulheres, as ações desenvolvidas pela coordenadoria são exemplos e inspiração. A partir desse encontro os alunos puderam reforçar o conhecimento sobre o alcance das políticas públicas para mulheres como via de redução da desigualdade social”, disse Edna Alexandre.
A advogada Talita Lucena falou sobre a importância em estabelecer esse vínculo com as instituições. “É uma honra receber esses estudantes, já que atuamos como gestor de acolhimento para mulheres. É gratificante oferecer esta visão de como trabalhamos e colaborar na ampliação do conhecimento dos estudantes acerca de um tema tão relevante que é o trabalho de políticas públicas para mulheres”, pontuou.
Codecom