A Corrida do Bem, em sua 7ª edição realizada no último sábado, 10 de maio, fez uma homenagem ao ex-secretário de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) de Campina Grande, Teles Albuquerque Viana. O troféu que premiou os atletas vencedores, desta temporada, levou o nome de Teles Albuquerque, um astro do atletismo paraibano que permanece na ativa até hoje, somando 56 anos como praticante da corrida de rua, profissional e amador.
No auge da sua carreira no atletismo, Teles Albuquerque venceu várias provas no Brasil. Ele participou três vezes da Corrida São Silvestre, em 1977, 78 e 79, onde ocupou as posições 92, 96 e 126, respectivamente. Albuquerque tem uma vida dedicada ao atletismo, sobretudo a corrida de rua. É dele a criação da Corrida da Fogueira (1977), juntamente com Joãozito Silva, Tobias di Pace Maranhão e Francisco de Assis do Nascimento (Olé).
A primeira edição da Corrida da Fogueira, prova mais tradicional da Paraíba, acontceu no dia 22 de junho do mesmo ano da criação. Os primeiros campeões foram Teles Albuquerque, Francisco de Assis Paulo e Vandemberg Barbosa. Teles Albuquerque venceu em 1977 e 1978 e Francisco de Assis Paulo em 1979. Teles Albuquerque voltou a vencer em 1980. Francisco de Assis Paulo ganhou novamente, em 1981 e Vandemberg Barbosa em 1982.
O professor Teles Albuquerque disse que ficou muito feliz, com essa homenagem. Ele agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima, idealizador da prova; ao presidente da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Derlópidas Neves e ao secretário de Esportes, Ronaldo Neto. Teles agradeceu ainda à equipe médica da FAP, que o acompanhou e o tratou após a descoberta de um câncer. O ex-atleta comentou, emocionado, que venceu a travessia de um período obscuro para a luz, “agradeço a Deus, a família, a FAP, aos amigos que me deram todo apoio nesse período tão difícil, combati e venci”, afirmou Teles Albuquerque.
O secretário de Esportes de Campina Grande, Ronaldo Neto, disse que essa homenagem prestada a Teles Albuquerque é de fundamental importância, não apenas para ele, mas, para o esporte e para a cidade, visto que, Teles tem uma contribuição muito grande enquanto atleta e ex-secretário de Esportes da cidade Rainha da Borborema.
“Teles já fez muito pelo esporte de nossa Campina Grande. Portanto, essa homenagem é muito justa e chegou em boa hora a essa figura grandiosa de nosso esporte, que é lembrado pelo legado que deixou nesta secretaria, que no momento ocupo”, pontuou Ronaldo Neto.
Codecom