Mais de dois mil atletas participaram, na manhã deste domingo, 6, da 19ª edição da Corrida do Fogo, evento promovido pelo 2º Comando Regional de Bombeiros Militar e 2° Batalhão de Bombeiros Militar, em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Campina Grande. A tradicional corrida encerra a programação dos eventos esportivos realizados durante O Maior São João do Mundo.
A Corrida do Fogo contou, nesta edição, com uma grande logística e com um forte esquema de segurança para os atletas. Além do apoio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da CPtran, batedores do Corpo de Bombeiros, os atletas foram acompanhados pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), com o helicóptero da Polícia Militar da Paraíba.
Na corrida deste ano os atletas Edimar Ferreira de Lira Souza e André Nascimento da Silva, subiram ao pódio nos dez quilômetros masculino, ocupando a primeira e segunda colocações, respectivamente. Já a terceira colocação ficou com o atleta Adriano José dos Santos.
No feminino, também nos dez quilômetros, a atleta Daiana Justino dos Santos ficou com o primeiro lugar. Leila Cristina e Rosileide Maria Felismino, pela ordem, ficaram com o 2° e 3° lugares.
Nos cinco quilômetros masculino, a primeira colocação ficou com Luiz Francisco Alves da Silva. Rafael Freire Batista, ficou em 2º lugar e Alexandre dos Santos Silva, com o 3°. No mesmo percurso, Ana Cláudia Silva Cruz, Jane Klebia Coutinho de Lucena e Elivânia Alves dos Santos, pela ordem, foram as três primeiras colocadas.
No percurso de três quilômetros, Jean Michel Domingos da Silva, Sandro Domingos dos Santos e José Ricardo Silva Cruz Dantas foram, na sequência, os três primeiros colocados. Maria Anunciada Dantas Sales, Poliane Martins da Silva Figueiredo e Iara Matias Gomes de Andrade, ficaram com as primeiras colocações, no feminino.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Marcelo Araújo, disse que a instituição, que neste ano completa 108 anos, se sente muito honrada de receber todos esses atletas já em 19 edições. Segundo ele, além de uma interação com a sociedade, essa prova contribui para a prática esportiva, trazendo mais saúde para os participantes.
Por sua vez, o Comandante do 2º BBM, Coronel Carlos Jean Benício, comentou que o evento é importante, porque marca as comemorações do aniversário da instituição, no dia 2 de julho; e também o encerramento do trabalho de prevenção feito n’O Maior São João do Mundo, garantindo a segurança do público. Para Jean Benício, a Corrida do Fogo foi um sucesso, devido à integração de todas as forças de segurança do Estado, dos parceiros da iniciativa privada e da Prefeitura de Campina Grande, que esteve presente com a Sejel, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
O secretário de Esportes de Campina Grande, Ronaldo Neto, afirmou que a Sejel, na sua gestão, abraça todos os esportes e modalidades e a corrida de rua, apesar de já ser bem frequentada e procurada pelos atletas, precisa ter cada vez mais atenção para que se fortaleça gradativamente. O secretário disse ainda que a Corrida do Fogo foi um sucesso de organização e que jamais poderia deixar de apoiar um evento dessa magnitude.
“Como tenho dito, nós estamos à disposição de todos e fazer parceria com um evento grandioso e tradicional como esse é fortalecer o esporte. E todos saem ganhando: os amantes e praticantes da corrida, a sociedade e toda a população campinense, porque o esporte proporciona qualidade de vida e bem estar”, analisou Ronaldo Neto.
Codecom