COVID-19: Idosos de 80 a 84 anos devem receber a segunda dose da vacina em drive-thru nesta terça

Idosos de 85 a 89 só devem receber o reforço em maio, já que tomaram a vacina AstraZeneca

A campanha de imunização da covid-19 nesta terça-feira, 30, em Campina Grande, será voltada para a aplicação da segunda dose dos idosos de 80 a 84 anos de idade que receberam a primeira aplicação do imunizante na ação de drive-thru do dia 3 de março. Os idosos devem receber a nova dose novamente no drive-thru no Clube Campestre, das 8h às 16h, mas não precisam fazer agendamento, devendo apenas apresentar o cartão de vacinação.

Na ação realizada 28 dias atrás, 1.080 idosos receberam a aplicação da dose 1 da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan. Os idosos que receberam a primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde devem procurar a UBS onde foram imunizados na data prevista no cartão. Contudo, nesta terça a vacina não será ofertada na Atenção Básica, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Saúde.

“Para quem está no período de receber a segunda dose, mas ainda não tomou o reforço, nos próximos dias nós disponibilizaremos. Os acamados que receberam em casa vão novamente tomar em casa e os que foram até as unidades vão de novo tomar nas unidades”, disse a Gerente de Atenção Básica, Samira Luna. O município já aplicou a segunda dose em 5.042 pessoas, entre idosos e profissionais de saúde.

Nos últimos dez dias, quase 20 mil pessoas receberam a primeira dose. Nesse momento, já são 45.211 pessoas com esquema vacinal iniciado ou completo na cidade. A Secretaria de Saúde se prepara agora para a próxima fase. “Precisamos fazer um balanço da campanha e definir os passos da próxima etapa, que vai contemplar as pessoas de 60 a 64 anos, encerrando todas as faixas etária dos grupos de idosos”, disse Samira.

ERRATA – Na manhã desta segunda-feira, 29, a Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou que a aplicação da segunda dose a ser realizada nesta terça no drive-thru seria voltada para idosos de 80 a 89 anos. Contudo, o público-alvo é somente o de pessoas de 80 a 84 anos. Os idosos de 85 a 89 receberam a vacina AstraZeneca. Para esse imunizante, o prazo para a segunda dose é de 90 dias. Portanto, eles só devem receber o reforço em 30 de maio, conforme consta no cartão de vacinação que eles receberam.

Codecom

Compartilhar