O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande (CMDDCA), em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande (Seduc), realizou nesta terça-feira, 25, a doação de aproximadamente 150 brinquedos para a Creche Municipal Maria Salete, localizada no Distrito de São José da Mata. Os brinquedos foram arrecadados durante o evento em celebração à certificação do Município pelo Selo Unicef 2021-2024, que ocorreu em dezembro.
De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Campina Grande, Socorro Siqueira, a doação representa um cuidado com a garantia do brincar, tão importante na primeira infância. “É uma garantia que a criança tem do brincar, que está sendo garantido também de uma forma muito solidária, a partir da iniciativa do Conselho em pensar nessa forma de trazer brinquedos para as nossas crianças. E por parte da Secretaria de Educação também há todo um envolvimento com a causa. A Creche Maria Salete é uma creche nova. Mas mesmo com os brinquedos que já existem aqui, essa doação chega para somar. E quem ganha são as nossas crianças”, afirmou.
O presidente do CMDDCA, Paulineto Sarmento, reforçou o compromisso da gestão municipal com as políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente. “O prefeito foi contemplado com o certificado do Selo Unicef por mais um ano. É o quarto ano. E o próprio Conselho também é certificado com esse selo. Isso é muito importante porque mostra que as crianças e adolescentes de Campina Grande estão sendo protegidas pela gestão municipal. O prefeito Bruno Cunha Lima tem um olhar sensível para essa política pública e é por isso que naquela celebração do Selo Unicef, a gente destinou o ingresso solidário, que seria um brinquedo educativo. Hoje o resultado está sendo entregue aqui, em benefício das crianças que aqui são atendidas por essa creche”, afirmou.
A gestora da creche beneficiada, Silvilene Marcia, recebeu a doação de brinquedos em festa. “É uma entrega muito simbólica, porque isso traz, além da alegria, o aprendizado. As crianças ficam muito felizes e a gente também. Já temos uma boa parte (de brinquedos), mas tudo que vem é bem-vindo. Porque são muitas crianças e eles não têm muito acesso em casa, a gente sabe disso. Então é uma festa para eles. Nós estamos com 176 crianças matriculadas, do Berçário 1 ao Pré-2 e, nesse momento, nós estamos em adaptação, com crianças a partir de dois meses até cinco anos”, disse.
Codecom