No local, os convidados mirins e autoridades conhecerem de perto equipamentos como helicóptero Acauã, viaturas “Magirus” e de combate a incêndios
Uma manhã de muita alegria e descontração, proporcionada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Vara da Infância e Juventude e Prefeitura de Campina Grande por meio da Semas, para 26 crianças e adolescentes das Casas da Esperança 1, 2 e 3 e Casa de Passagem, na sede do 2º BBM em Campina Grande.
No local, os acolhidos tiveram a oportunidade de conhecer de perto vários equipamentos que fazem parte da rotina de trabalho do Corpo de Bombeiros, à exemplo do helicóptero Acauã, do Grupamento Tático Aéreo (GTA), utilizado em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate à incêndios.
Os convidados mirins, assim como autoridades presentes à exemplo do secretário de Assistência Social, Valker Neves, juízes da Vara da Infância e Juventude Perilo Lucena e Hugo Zaher, além dos coordenadores das Unidades da Semas, também conheceram de perto a Auto Escada Plataforma Aérea, mais conhecida como Viatura “Magirus”, que faz socorros em estruturas verticais e alcança uma altura de 110 metros, o equivalente a um prédio de 34 andares.
Todos inclusive foram convidados a subir no equipamento e conferir na prática a funcionalidade da viatura, acompanhados de perto pelos instrutores, e à uma altura média de 10 a 15 metros, utilizando os equipamentos de proteção. Todos se revezaram para vivenciar na prática, uma ação, que já faz parte da rotina do Corpo de Bombeiros.
No local, uma anfitriã muito especial, a cadela “Fúria”, de 1 ano e 8 meses, treinada para busca de pessoas desaparecidas e outros tipos de trabalhos. Há mais de 1 ano no Batalhão, a cadela já participou de várias ocorrências, contribuindo sobremaneira com o trabalho da corporação.
Para uma das garotas, com 13 anos, atendida na Casa da Esperança 2, um momento especial, e que nunca imaginou que pudesse ter essa oportunidade. “Gostei de tudo que vi, inclusive do helicóptero Acauã e da viatura “Magirus”, contou com entusiasmo.
Para o secretário Valker Neves, um momento ímpar para as crianças e adolescentes atendidas pela Semas, “estamos radiantes e agradecidos ao Corpo de Bombeiros por proporcionar esses momentos tão especiais para as nossas crianças, pela gentileza e pela atenção. Ver a alegria e o sorriso estampado no rostinho delas, é um grande presente”, destacou o secretário.
Para o juiz auxiliar Hugo Zaher, “uma oportunidade muito importante, para que elas possam conhecer de perto os relevantes serviços das nossas forças de segurança e como funciona os equipamentos. Uma parceria que permite sobretudo fortalecer esse direito fundamental e essa convivência comunitária das crianças e adolescentes atendidos pelas unidades da Semas”, destacou o juiz.
Acompanhando toda a atividade, o coronel Jean Benicio, comandante do 2º BBM, destacou o trabalho que já é realizado junto as unidades, com cursos de prevenção e combate à incêndios, onde já há uma proximidade com essas crianças.
“Montamos uma estrutura para receber os nossos convidados, com direito ao passeio dentro do Batalhão na viatura de combate à incêndio, com sirene ligada, helicóptero, viatura “Magirus”, atividade do canil e também estamos disponibilizando cortesia em parceria com o circo Irmãos Soares, instalado no Parque do Povo. Estamos dando continuidade a um trabalho social que já desenvolvemos ao longo do ano, inclusive nas casas de acolhimento, culminando com esse momento aqui no Batalhão”, ressaltou o comandante.
Codecom