A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), participou na manhã desta quinta-feira,10, da Solenidade em comemoração a Formatura do Curso de Bombeiro Mirim 2023.1, promovido pelo 2º Comando Regional, através do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A formação envolveu crianças e adolescentes, de 10 e 14 anos, atendidas pela Casa da Esperança IV e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência em Assistência Social – Cras Zona Leste.
O evento realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, reuniu 50 (cinquenta) crianças e adolescentes que participaram do curso com duração de seis meses, onde puderam aprender sobre a organização do Corpo de Bombeiros Militares, e ainda temas como proteção contra incêndios, acidentes domésticos, primeiros socorros, entre outros.
As aulas ocorreram às terças-feiras nos turnos manhã e tarde, na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Almeida Barreto, 428, São José.
Um dos participantes é José Igor Oliveira, 12 anos, que disse estar feliz com o aprendizado. “Estou muito feliz em poder participar desse curso, pois aprendi a nadar, aprendi sobre como evitar acidentes domésticos e mesmo que eles aconteçam, sei como proceder e sei que vai ser muito útil em várias outras situações”, disse o garoto.
“A partir dessa parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros, as crianças começam a ter uma mudança no heroísmo, elas começam a diminuir a linha imaginária que muitas vezes impõe limites e passam a ver o futuro de forma diferente. Passam a entender o que é disciplina, patriotismo e se imaginar no futuro, não só como bombeiro, como em várias outras profissões. Entendemos que esse curso de fato, potencializa essas crianças para que elas possam ter um futuro melhor”, disse a supervisora geral de Proteção Social Básica, Kátia Farias.
Para o subcomandante Eliude Bruno, coordenador geral do curso de Bombeiro Mirim, um aprendizado que todos levam para a vida. “Temos como principal objetivo mostrar que as crianças e adolescentes precisam estar em atividade. Elas sabem por exemplo que podem ter iniciativa com disciplina e são encorajadas, já que através do conhecimento podem salvar vidas. São aprendizados sobre combate à incêndio e suas classificações (A, B, C), choque elétrico, além de instrução em ambiente aquático. Eles tem também a oportunidade de ver coisas, que dificilmente veriam em um ambiente escolar”, destacou o subcomandante Eliude Bruno, coordenador geral do curso de Bombeiro Mirim.
Codecom