Na manhã e tarde desta quinta-feira (20), cerca de 140 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos CRAS Bodocongó e Malvinas, participaram em dois turnos, do Campeonato de Esportes da UEPB, celebrando a conclusão de mais um semestre de atividades com momentos que aliaram disciplina e diversão, entre as práticas de dança, ginástica rítmica, futsal e artes marciais.
A programação também contou com um lanche junino, quadrilha, e entrega de troféus e medalhas para todos os participantes, com destaque para melhor goleiro, atacante, defesa, entre outros. Felipe Maia (13) é atendido pelo SCFV e participa da escolinha há 3 anos, e recebeu medalhas de melhor jogador, artilheiro, e de respeito ao professor. “O jogo foi muito bom, participo das atividades aqui há 3 anos e gosto muito. A gente aprende a jogar, se diverte, e entende que tem que respeitar os professores”, comemorou o adolescente.
“A Semas tem essa parceria, com o intuito de trazer lazer para esse público, e momentos que possam auxiliar essas crianças a tentar um futuro melhor, além de garantir o direito delas de fortalecer os vínculos comunitários enquanto brincam, se divertem e aprendem algum esporte”, comentou Kátia Nara, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Para Ane Dantas, professora de Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba, e coordenadora do projeto Escolinha do Departamento de Educação Física (DEF). “Esse momento é uma pequena amostra do que é realizado no projeto, desde o início do ano até agora. E a gente tem trabalhado o desenvolvimento deles, a integração, o respeito aos professores, trazendo novas referências e novos repertórios para as crianças. E é muito bom ver esses momentos, de uma parceria tão especial que já dura mais de 15 anos”, pontuou Ane Dantas, professora de Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba, e coordenadora do projeto Escolinha do DEF.
Sobre o SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que funciona em cinco Centros de Referência em Assistência Social (Cras), atende crianças e adolescentes no contraturno da escola, colaborando com diversos conhecimentos durante as aulas e oficinas, além de fortalecer o vínculo comunitário. Também é uma forma de prevenir a exposição ou vulnerabilidade de crianças e adolescentes, quando não estão na escola.
Codecom